Golpe clona contas de WhatsApp de usuários em Novo Progresso para pedir dinheiro a contatos de vítimas

Esquema tira do ar celular da vítima, assume conta e envia mensagens.

Por mensagem, golpistas pedem transferências bancárias a amigos e família.

Os progressenses usuários de aplicativo no celular estão  em alerta para um novo golpe que atinge usuários de WhatsApp, aplicativo de conversas instantâneas por celular. Com a ajuda de funcionários de operadoras de telefonia, os falsários conseguem clonar as contas para pedir dinheiro a parentes e amigos das vítimas. Pelo menos duas pessoas já foram vitima deste golpe em Novo Progresso. Eles procuraram a delegacia de policia para denunciar o golpe.

Golpe

Revelado pelo Fantástico, o esquema consegue tirar do ar o celular da vítima e assim assumir a conta e enviar mensagens aos seus amigos e parentes, solicitando transferências bancárias. Foi o que aconteceu em um grupo de conversas de um usuário desse aplicativo em Novo Progresso.  Pensando estar recebendo mensagens do amigo , vitimas fizeram depósitos em dinheiro na conta corrente enviada pelos golpistas, perderam mais de R$ 10,8 mil.

“Ele mandou mensagens particulares e falou que o limite dele de transferências estava excedido (…) e pediu R$ 5 mil para cobrir no outro dia ,estou estourado vou usar o limite do banco , vai ter taxa,. Ele falou ‘não tem problema, amanha já devolvo, transfere para essa conta que eu vou te dizer’. E aí foi isso que eu fiz, achando que era o meu amigo”, relata uma das vitimas.

Especialistas lembram que, ao invadir uma conta de WhatsApp, os falsários têm acesso a todo o histórico de conversas, grupos e contatos que pode incluir dados pessoais e detalhes que só as vítimas sabem. Isso torna os pedidos de transferência de dinheiro mais convincentes.

“Ele (o golpista) vai identificar quem são os parentes, quem são os amigos. Tem todo um histórico que ele pode se aproveitar para fazer o golpe mais efetivo e realmente a pessoa nem se questionar”, explica Ronaldo Prass, especialista em tecnologia.

Em julho do ano passado, a Polícia Civil do Maranhão desarticulou uma quadrilha acusada de aplicar esse tipo de golpe. Entre os seis presos, estava um funcionário de uma loja da Vivo, que tinha o papel de tirar do ar os celulares das vítimas e habilitar o número em chips que estavam em poder dos golpistas. Assim, eles conseguiam acessar as contas de WhatsApp.

“Fomos até a operadora de telefone e prendemos em flagrante um dos funcionários. No seu WhatsApp, estava toda a conversa com a quadrilha”, explica o delegado Tiago Bardal.

Segurança

Na semana passada, foi anunciada uma nova atualização do WhatsApp, o que deve dificultar a fraude. Foi criado um mecanismo de senha, necessária para a instalação do aplicativo em caso de troca de aparelho.

Por Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br