Governo dos EUA faz confusão e revoga visto de repórter do G1

A intenção americana era revogar o visto do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, mas confundiu com o jornalista do portal de notícias, que tem o mesmo nome, Gustavo Petró | Reprodução

Erros públicos podem gerar constrangimentos inesperados, especialmente quando envolvem autoridades e redes sociais, onde uma simples troca de nomes se espalha rapidamente e vira assunto nacional e internacional.

Na última sexta-feira (26), o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou a revogação do visto do presidente colombiano Gustavo Petro, mas acabou marcando por engano a conta do repórter brasileiro Gustavo Petró, do g1,portal de notícia da Globo.

Postagem do erro e, em seguida, da correção |Reprodução/X
Postagem do erro e, em seguida, da correção |Reprodução/X

A publicação, foi feita às 23h02, mas foi corrigida cinco minutos depois, informava sobre a confirmação da revogação, mas a confusão se deve à semelhança entre os nomes das contas: @gustavopetro (do jornalista) e @petrogustavo (do político).

Não é a primeira vez que os homônimos são confundidos, uma vez que em 2010, quando Petro ainda era senador, eles já haviam percebido a coincidência. Os dois chegaram a se conhecer e descobriram que são parentes distantes.

“Soubemos que nossa família tem a mesma origem, mas uma parte foi para o Caribe e outra foi para o Sul do Brasil, que é de onde eu sou”, contou Gustavo Petró, repórter do G1.

O incidente gerou repercussão nas redes e preocupação para o jornalista, que teme possíveis impactos em viagens futuras. “Já pensou eu ter que viajar a trabalho para os EUA e não poder entrar porque tive o visto revogado? É uma questão que preocupa um pouco”, afirmou.

Apesar do susto, o departamento americano corrigiu rapidamente a publicação, mas o caso gerou muitas menções nas redes sociais, em sua maioria satíricas, destacando o inusitado erro do órgão governamental.

Relembre o caso

O erro aconteceu após o governo dos EUA anunciar a revogação do visto de Petro por sua participação em uma manifestação pró-Palestina em Nova York, onde o presidente colombiano defendeu a criação de uma força armada global com prioridade de libertar os palestinos.

Entretanto, em nota oficial, o perfil oficial de Gustavo Petro classificou a medida como um ato “contra as Nações Unidas e contra a luta pela vida da humanidade”.

Fonte: g1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 30/09/2025/06:32:15

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com