Homem com transtornos psicológicos morre após confronto com a PM em Vitória do Xingu (PA)
Foto: Reprodução | Segundo familiares, ele apresentava transtornos psicológicos e estava em tratamento.
Ronyvom de França, de 41 anos, morreu na manhã de quarta-feira (17/9), após ser baleado durante uma intervenção policial na zona rural de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará. O caso ocorreu por volta das 9h30, no travessão do km 40, a cerca de 25 quilômetros do centro da cidade.
De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada por moradores da comunidade, que relataram que o homem estaria causando desordem desde a madrugada, ameaçando incendiar casas e dizendo que iria matar pessoas. Ainda segundo a PM, ao chegarem ao local, os policiais encontraram Ronyvom armado com um facão. Ele teria desobedecido à ordem para soltar a arma, corrido em direção à guarnição e ameaçado atacar os militares. Nesse momento, os policiais efetuaram disparos para conter a agressão.
Após ser atingido, o homem foi socorrido e levado ao Hospital Municipal de Vitória do Xingu, mas não resistiu aos ferimentos. O facão usado por ele foi apreendido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil.
Dias antes do ocorrido, Ronyvom foi flagrado por câmeras de segurança furtando comida em um restaurante de Altamira.
Nas imagens, ele aparece visivelmente alterado, o que reforça o relato da família de que enfrentava problemas psicológicos.
A equipe da TV Vitória, afiliada a Record TV, conversou com familiares da vítima em frente ao hospital. Eles preferiram não gravar entrevista, mas informaram que já haviam acionado a Justiça para pedir a internação compulsória, devido aos transtornos que o homem apresentava.
Segundo os familiares, Ronyvom chegou a iniciar acompanhamento no CAPS de Vitória do Xingu, mas não deu continuidade ao tratamento. Eles contaram ainda que não sabiam o paradeiro dele nos últimos dias, pois costumava perambular entre Altamira e Vitória do Xingu, trajeto que fazia a pé.
No fim da tarde de ontem, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Altamira para exames periciais.
Fonte: A Voz do Xingu e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 19/09/2025/14:53:23
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com