Hospital Regional de Santarém promove desfile cívico para pacientes

Em parceria com Escola Estadual Belo de Carvalho, HRBA realizou momento especial com marcha em frente à unidade

A pequena Elisa Valentina Scarlett Ferreira da Silva, de 7 anos, já tinha marchado na escola em que estuda, na cidade de Itaituba, sudoeste do Pará. Mas nunca imaginou que ia participar de uma marcha muito especial no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, Oeste do Estado. “Achei muito legal. Gostei muito da banda”, afirmou.

Ela foi uma dos oito pacientes que participaram, na manhã desta segunda-feira (8), de um desfile cívico em alusão à Independência do Brasil. Crianças e adultos internados no HRBA, colaboradores e integrantes da Banda de Percussão e Coral das Flautas da Escola Estadual Antônio Batista Belo de Carvalho viveram um momento especial, marchando em frente ao hospital, na área externa da unidade.

“Fizemos a ação com crianças da clínica pediátrica e outros pacientes oncológicos. Não é porque eles estão hospitalizados que não podem participar do desfile e mostrar o amor pela pátria. É um momento muito importante, temos muitos pacientes que estão há muito tempo em internação. Então, vir para outro ambiente, pegar sol, vento, faz muita diferença até para a recuperação deles”, destacou a supervisora do setor de humanização, Karine Campos, que coordenou a ação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para quem participou do desfile, a alegria foi imensa. A dona Iderley Messiane Ferreira ressaltou o quanto essa iniciativa foi importante para a filha Elisa, que está há um mês em tratamento no HRBA.

“Para ela foi uma felicidade, fazia muito tempo que ela não via a luz do sol assim. Ela viu um pouco de Santarém, eu falava que tínhamos vindo para outra cidade, mas ela não sabia como era. E assim, foi uma ideia sensacional promover esse momento especial para as crianças. O Hospital Regional está de parabéns. Eu amei, nota dez”, aprovou.

“Foi tudo pensado com muito carinho. É uma data muito especial para todo o povo brasileiro. Nós idealizamos esse desfile cívico para que os nossos pacientes possam ter contato com a realidade extramuros e, também, como uma forma de recreação. É mais uma ação de humanização que leva o diferencial do HRBA aos nossos pacientes”, concluiu o diretor-geral do hospital, Matheus Coutinho.

Serviço – Localizado no Oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade, e  presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, 1100, bairro Diamantino, em Santarém.

Fonte: ASCOM/HRBA/Jornal Folha do Progresso  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/09/2025/06:10:25

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com