Ibama apreende mais três caminhões carregados com madeira ilegal em Novo Progresso

image_pdfimage_print

 Caminhões com Madeira foram apreendidos na estrada da vicinal Celeste.

Em uma  operação conjunta entre o Ibama e Homens da Força Nacional de Segurança, apreendeu nesta terça-feira (12/08) três caminhões carregados de madeira em tora,  extraída ilegalmente por serrarias em áreas da floresta não legalizada no município de Novo Progresso.

O Ibama divulgou nesta quarta-feira (13/08) a apreensão de 3 caminhões identificados como transportadores de madeira ilegal em Novo Progresso, no oeste do Pará. Os veículos estavam carregados com aproximadamente 140m³ de carga, roubada do interior da Floresta Amazônica e tentavam fazer o transporte da mercadoria durante a madrugada do último dia 12, quando foram flagrados pelos agentes federais em uma barreira armada em uma das saídas da vicinal celeste. Os donos dos caminhões foram multados e vão responder a processos civil e criminal pelos danos ao meio ambiente.

O trabalho de investigação do órgão  identificou grande movimentação de caminhões carregados de madeira em tora, sempre na madrugada na referida vicinal onde chamou atenção e ocasionou na apreensão dos caminhões, que segundo o Ibama foram retiradas  por madeireiros na floresta, considerada retirada ilegal de madeira.

O primeiro levantamento indica a existência de varias áreas de armazenamento na mata com centenas de árvores amazônicas abatidas, como louro, jatobá, maçaranduba, ipê e garapeira. Na ação, o Ibama apreendeu três  Bitrem carregados.

Conforme informação outros acampamentos com madeira explanada em meio a floresta amazônica foi identificado na região e a madeira apreendida , segundo fonte é uma das maiores apreensões de madeira já feita pelo Ibama na região e os responsáveis  de integrar o esquema de extração ilegal não foram identificados, a  Polícia Federal está informada para entrar no casos e identificar os responsáveis, informou. A madeira ainda não foi contabilizada pelo órgão.

Segundo os fiscais ambientais os madeireiros usam caminhões  de toras sempre na madrugada, com guia de projeto , mas nem sempre o destino é realmente o projeto para carregar os caminhões e extraem as madeiras de ares em torno aos projetos para burlarem a fiscalização, disse.

Esta operação não tem prazo para terminar.

Fonte/Fotos: Redação Jornal Folha do Progresso

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 / (093) 84046835 (Claro) e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

 

%d blogueiros gostam disto: