Ibama retira invasores e destrói acampamentos em operação na Terra Indígena Campinas Katukina, no Acre
Foto: Divulgação/Ibama-AC | O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) coordenou, no sábado (15), uma operação para retirar invasores da Terra Indígena Campinas Katukina, no Acre. A ação, realizada durante o feriado da Proclamação da República, contou com apoio da Polícia Federal, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Ministério Público Federal (MPF).
A iniciativa integra a segunda fase da Operação Xapiri AC, voltada ao enfrentamento de crimes ambientais em territórios indígenas. De acordo com o Ibama, feriados e fins de semana costumam ser utilizados por invasores para avançar sobre áreas protegidas.
Durante a fiscalização, as equipes federais destruíram acampamentos temporários utilizados pelos ocupantes ilegais e apreenderam diversos equipamentos empregados no desmatamento, como motosserras, lonas, ferramentas e estruturas de apoio às atividades ilícitas. O objetivo da ação foi desarticular a logística da ocupação e impedir a continuidade da degradação ambiental.
A operação foi desencadeada após levantamentos do Grupo de Combate ao Desmatamento do Ibama no Acre, que identificou novos focos de desmatamento e ocupações irregulares na porção sudoeste da terra indígena. Na primeira fase da Xapiri AC, foram efetuadas prisões em flagrante e aplicadas multas que somam cerca de R$ 390 mil.
Segundo a coordenação da operação, um grupo interinstitucional de comando e controle foi montado para monitorar os envolvidos. As investigações preliminares apontam que o objetivo dos invasores era lucrar com a grilagem, visando a futura implantação de atividades agropecuárias na área.
A Operação Xapiri AC reforça o compromisso do Estado brasileiro com a proteção dos povos indígenas, a preservação da Amazônia e o combate às ocupações ilegais em territórios de relevante interesse socioambiental.
Fonte: Ascom Ibama e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/11/2025/16:11:56
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com
