IFPA acata recomendação do MPF e reabre prazo para pedido de isenção de taxa em concurso no Pará

Benefício é destinado a doadores de medula óssea e segue disponível até a próxima segunda-feira (4).

Acatando recomendação feita pelo Ministério Público Federal (MPF), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) reabriram o período de inscrições e o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição, exclusivamente para candidatos doadores de medula óssea, no concurso público para professor da carreira do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

A medida foi tomada após o MPF constatar que uma retificação no edital do concurso estabeleceu um prazo para o pedido de isenção que já havia expirado, prejudicando os candidatos doadores de medula óssea que teriam direito ao benefício. 

Na recomendação, assinada pela procuradora da República Manoela Lopes Lamenha, o MPF destaca a necessidade de garantir a isonomia e o amplo acesso aos cargos públicos. Foi recomendado que o IFPA e o IDECAN reabrissem, por um período de dois dias corridos, a possibilidade de inscrição com isenção da taxa para os doadores de medula óssea, o que foi efetivado pela instituição de ensino nesta quinta-feira (31).

O IDECAN publicou um comunicado oficial informando que o novo período para a solicitação de isenção para doadores de medula óssea será de 1º a 4 de agosto de 2025.

Devolução da taxa – Os candidatos doadores de medula óssea que já efetuaram o pagamento da taxa de inscrição poderão solicitar o reembolso. Para isso, após a publicação do resultado definitivo da isenção, deverão enviar um e-mail para atendimento@idecan.org.br com o assunto “IFPA – Devolução da Taxa de Inscrição”. No corpo do e-mail, será preciso informar nome completo, número de inscrição e o cargo pretendido. Além disso, deverão ser anexados o comprovante de pagamento e uma imagem (print) do deferimento do pedido de isenção.

Os procedimentos para o envio da documentação comprobatória da condição de doador de medula óssea permanecem os mesmos estabelecidos no edital original e devem ser realizados exclusivamente pela plataforma oficial do concurso.

Íntegra da recomendação

Nº do procedimento: 1.23.000.001922/2025-41

Fonte: Ministério Público Federal no Pará  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 02/08/2025/07:04:32

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com