Imagem de Nossa Senhora é destruída no nordeste do Pará

De acordo com testemunhas, o vandalismo foi cometido por integrantes de uma carreata.

O distrito do Apéu, em Castanhal, foi palco da intolerância religiosa com o flagrante de vandalismo, que danificou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. O episódio aconteceu na manhã deste sábado (20).

Conforme a versão dos moradores, um grupo de pessoas que passava pelo local numa carreata foi responsável pela destruição da imagem, que estava localizada na praça da entrada da Avenida Nazarena. Segundo testemunhas, dois homens saíram do veículo que estavam e acertaram a imagem com pedaços de pau.

Após o flagrante, a população acionou a Polícia Militar para investigar o dano e identificar os envolvidos. A PM ainda não tem informações oficiais sobre a motivação do ato, mas não descarta o crime de intolerância religiosa.

A menos de um mês para a maior celebração religiosa dos paraenses e do país, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, essa destruição fere a fé dos devotos. A destruição configura crime e está prevista no Código Penal brasileiro, no Artigo 208, que prevê punição para quem promove e/ou escarnece, impede ou vilipendia cultos religiosos. Já a Lei nº 9.459/97, versa sobre crimes de preconceito, também se aplica a casos com motivação discriminatória, podendo ser enquadrados como crimes de ódio em situações mais graves.

O episódio está em investigação.

Fonte:  Com Roma News/Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 22/09/2025/05:15:21

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com