Incentivos da Zona Franca de Manaus são prorrogados até 2073; resta sanção presidencial

image_pdfimage_print

PEC está aprovada no Senado sem nenhuma abstenção ou voto contra. ZFM está garantida por mais 50 anos

Parlamentares do Amazonas comemoram prorrogação da ZFM até 2073. Foto: Vagner Carvalho/Cedida
MANAUS – Depois de três anos em tramitação no Congresso está aprovada no Senado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº. 103/2011, que prorroga os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) até 2073. A PEC foi aprovada em 6 de junho na Câmara dos Deputados. Nesta quarta-feira ela também foi aprovada, pela manhã, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado antes de seguir para votação no plenário.
No primeiro turno de votação o placar foi de 58 a 0 pela aprovação da PEC. O senador Ataíde Oliveira (Pros/TO) disse, antes da votação terminar, que “a prorrogação não é só importante para Manaus, para a Amazônia, mas para o Brasil”.
Com 60 votos a favor e nenhuma abstenção ou voto contra, a PEC passou tranquilamente também pelo segundo turno de votação. Os incentivos da Zona Franca de Manaus estão garantidos por mais 50 anos, até 2073. Pelos menos se depender de senadores e deputados federais. Resta apenas sanção presidencial para a PEC vigorar.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Material Plástico de Manaus, Francisco Brito, disse à reportagem do Portal Amazônia que a categoria acompanhou com atenção a votação. E representantes do setor estiveram em contato com os parlamentares. “Quando se tem mais 50 anos o empresário tem segurança para investir. As demissões se intensificaram desde maio, mas as empresas dizem as coisas estão melhorando”.
Indústria local
Para o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, os investimentos no Polo Industrial de Manaus (PIM) devem acontecer com mais segurança a partir de agora. “A ampliação dos investimentos está ligada à extensão do prazo. Mais importante que isso são os investimentos que vamos atrair”, analisou.
A prorrogação dos incentivos também é vista como uma oportunidade de desenvolvimento para todo o Estado. “Não temos o direito de não desenvolver novas matrizes econômicas e sair dessa dependência”, destacou Périco. “É uma questão regional. Devemos buscar potencialidades em todos os 62 municípios do Amazonas”.

Fonte: Portal Amazônia.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato  Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: