Indígenas interditam BR-222 no Pará e cobram construção de escola

Indígenas interditaram BR 222 para cobrar construção de escola no Pará — Foto: Dione Freires/ TV Liberal

Desde 2015 estudantes têm aula em local improvisado de madeira e palha.

Indígenas da Terra Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do estado, bloquearam a BR-222 nesta segunda-feira (20). Eles cobram a construção de uma escola na aldeia.

Com o bloqueio parcial, filas de veículos se formaram em dois pontos da BR, sendo a Polícia Rodiviária Federal (PRF).

A passagem de veículos era liberada para dez carros a cada 20 minutos. Os manifestantes exigiam a presença de um representante do Governo do Estado, ou da Funai.

Segundo a PRF, por volta das 16h a rodovia foi totalmente liberada após uma reunião ser agendada entre indígenas e Funai.

Alunos têm aula em espaço improvisado

Desde 2015 a comunidade indígena cobra a construção da escola, onde estudam mais de 100 alunos em um espaço improvisado. Na aldeia Kriamreti-je vivem 45 famílias

O local atual onde as aulas são realizadas foi construída pelos próprios indígenas, era uma casa e se tornou a escola, que é feita de madeira e teto de palha.

Quando há chuva forte, as aulas precisam ser suspensas porque o telhado não comporta o volume de água. Para amenizar o problema, algumas lonas foram colocadas em cima das palhas.

Em nota, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou “que vai enviar uma equipe de engenharia até a escola para mapear as necessidades da comunidade escolar indígena, e que a construção da unidade consta no cronograma de prioridades emergenciais da Secretaria.

A Seduc ressalta ainda que está em diálogo constante com os indígenas para que juntos possam discutir um cronograma de prioridades na área”.

BR 222 interditada nesta segunda-feira por indígenas da aldeia Kriamreti-je — Foto: Dione Freires/TV Liberal
BR 222 interditada nesta segunda-feira por indígenas da aldeia Kriamreti-je — Foto: Dione Freires/TV Liberal

Escola atende mais de 100 estudantes na aldeia, mas está em estado precário — Foto: Dione Freires/ TV Liberal
Escola atende mais de 100 estudantes na aldeia, mas está em estado precário — Foto: Dione Freires/ TV Liberal

 

Fonte: Por g1 Pará e TV Liberal /Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/11/2023/09:15:11

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com