Indígenas vão realizar protesto e podem fechar a BR-163 em Itaúba

image_pdfimage_print

Na próxima quarta-feira (26-10), será realizada uma mobilização indígena em protesto contra uma portaria do Ministério da Saúde. A portaria revoga outra, de 2011, retirando competências do secretário de saúde indígena da SESAI, que trata de gestões financeiras.
A nova portaria, segundo os indígenas, prejudica os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis), deixando toda a gestão concentrada em Brasília e retira poderes dos chefes indígenas.
Os indígenas, de várias etnias, deverão barrar a saída de agentes de saúde das aldeias e podem bloquear a BR-163, nas proximidades de Itaúba.
A manifestação já começou neste fim de semana, quando quatro profissionais da saúde ficaram reféns dos Índios da aldeia Kapot, em Peixoto de Azevedo. Caso a portaria não seja revogada, a saída dos profissionais será barrada por tempo indeterminado, segundo uma fonte do Nortão Online.

Por Nortão Online

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: