Itens derivados da fauna silvestre ameaçados de extinção são apreendidos no Pará

Foto: Reprodução | A ação teve como objetivo combater a comercialização de produtos e subprodutos provenientes de animais silvestres.

Em uma festividade tradicional amazônica, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou a Operação Sairé, entre 18 e 22 de setembro, em Alter do Chão, no Pará. A ação teve como objetivo combater a comercialização de produtos e subprodutos provenientes de animais silvestres.

Durante a operação, foram apreendidos 41 brincos de penas de aves silvestres, especialmente de grupos ameaçados de extinção; colar de penas; brincos de ossos, sendo um par de costela de jiboia (Boa constrictor); dentes de tubarão; e um dente de grande mamífero. Os responsáveis pelos produtos são passíveis de autuações e multas que variam entre R$ 500 e R$ 5 mil, previstos no Decreto nº 6.514/2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.

A comercialização de produtos oriundos da fauna silvestre incentiva o tráfico e agrava a situação de animais ameaçados ou em vulnerabilidade de extinção. Além disso, afeta as comunidades indígenas, que possuem o direito constitucional para o uso desses adornos.

O Ibama atua na proteção da fauna silvestre brasileira, tanto por meio de práticas de educação ambiental – como campanhas de conscientização, a exemplo da Não Tire as Penas da Vida –, quanto por meio de fiscalização ostensiva, buscando assegurar que as festividades tradicionais indígenas ocorram de forma sustentável.

 

 

Fonte: Roma News e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 30/09/15:00:31

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com