Jovem indígena de Santarém é recebido pelo Papa Francisco em conferência internacional

image_pdfimage_print

Diego Arapyun é rebedido pelo Papa Francisco durante Conferência realizada na manhã desta sexta-feira (6) no Vaticano (Foto: Vatican Media/Divulgação)

Um jovem da etnia Arapyun, da aldeia Braço Grande, de Santarém, no oeste do Pará, foi recebido pelo Papa Francisco na manhã desta sexta-feira (6), durante uma Conferência Internacional realizada no Vaticano, em Roma. No evento ele representa os povos indígenas da Amazônia brasileira.

 Delegação indígena da Pan-Amazônia está participando da Conferência no Vaticano (Foto: Diego Arapyun/Arquivo Pessoal)

Delegação indígena da Pan-Amazônia está participando da Conferência no Vaticano (Foto: Diego Arapyun/Arquivo Pessoal)

Diego Arapyun, 29 anos, está na sede da Igreja Católica desde terça-feira (3) participando da conferência convocada em comemoração ao terceiro aniversário da publicação da Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum, escrita pelo Pontífice, em que ele critica o consumismo e desenvolvimento irresponsável, e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

O evento encerra nesta sexta (6) à noite e conta com mais de 300 pessoas de diferentes países que representam povos da África, Ásia, Oceania e América Latina. Do Brasil, somente Diego e Rodrigo Fadul, que é de Manaus, participam da conferência.

“Neste evento tivemos a oportunidade de compartilhar nossas realidades vividas enquanto povos indígenas da Amazônia. Falamos do que esperemos da igreja, onde a mesma deve anunciar, denunciar e acompanhar nossas lutas em defesa da vida, em defesa da nossa casa comum que é o planeta terra. Saio daqui com a esperança de que vamos nos unir em defesa da Amazônia em defesa da nossa mãe terra”, disse Diego ao G1.

Nas próximas semanas ele deve retornar ao Brasil para compartilhar o que aprendeu com os ensinamentos do Papa durante esses dias.

Delegação indígena da Pan-Amazônia (Foto: Diego Arapyun/ Arquivo Pessoal)
Delegação indígena da Pan-Amazônia (Foto: Diego Arapyun/ Arquivo Pessoal)

Diego Arapyun é professor de Geografia na Aldeia Braço Grande, onde mora. Ele faz parte da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam).

A Repam trabalha com diversos grupos que refletem sobre as questões socioambientais, grupos indígenas, ONGs, pastorais, escolas e etc.

A delegação indígena da Pan-Amazônia é composta por Diego Arapyun, do Brasil, Patrícia Gualinga Kichwa, Délio Ashaninka e Jhonny kichwa, do Peru, e Anitalia Kuyuedo, da Colômbia.

Também estão no Vaticano, Maurício Lopez, Susana Espinosa (Equador) e Rodrigo Fadul (Manaus), como assessores da Repam acompanhando o grupo.

Por G1 santarém, PA

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO no (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: