Justiça condena Vale, BHP e Samarco a pagar valor bilionário de indenização do caso Mariana
Foto: Ricardo Stuckert via Agência Câmara/Arquivo
A Justiça Federal condenou as mineradoras Samarco, Vale e BHP a pagar R$ 47,6 bilhões em indenizações pelo rompimento da barragem em Mariana (MG), em novembro de 2015. A decisão foi tomada pela 4ª Vara Federal Cível e Agrária da Subseção Judiciária de Belo Horizonte e ainda cabe recurso.
O acidente com a barragem liberou uma grande quantidade de rejeitos de mineração que matou 19 pessoas, deixou centenas de desabrigados e causou danos ambientais significativos, incluindo a contaminação do rio Doce em toda a sua extensão até o mar no Espírito Santo.
A empresa Samarco, que era uma joint venture da Vale com a BHP, possuía a barragem em questão. Após a divulgação da multa bilionária e indenização, as ações da Vale (VALE3) caíram mais de 2% e ficaram entre as maiores perdas do Ibovespa nesta quinta-feira (25), em meio às pressões políticas do governo federal.
As ações da mineradora, que têm o maior peso no mercado brasileiro, fecharam o dia com recuo de 2,2%, negociados a R$ 68,36. Esse desempenho afetou o desempenho geral do Ibovespa, que encerrou a sessão com alta de 0,28%, aos 128.168 pontos.
Desde a última semana, investidores estão preocupados com rumores de que o governo federal está pressionando para que Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda entre 2006 e 2014, seja nomeado CEO da Vale.
Fonte: Diário do Poder e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 27/01/2024/10:28:26
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com