Lideranças comunitárias do oeste do Pará participam do 1º módulo do curso de Justiça Restaurativa

image_pdfimage_print

Cerca de 33 pessoas, de oito municípios da região, participaram do curso — Foto: Promotoria de Justiça Agrária de Santarém/Divulgação

Módulo foi realizado na comunidade São Brás, em Santarém, em uma parceria da Promotoria Agrária com outras instituições.

Um grupo de 33 lideranças comunitárias de oito municípios do oeste do Pará completaram o primeiro módulo do curso de Justiça Restaurativa. A primeira fase, que fornece elementos para mediação de conflitos, foi realizada no centro de formação Francisco Roque, na comunidade São Brás, em Santarém, nos dias 8 e 10 de abril.

O objetivo do primeiro módulo foi a formação de facilitadores de círculos não conflitivos. O segundo módulo está previsto para o mês de julho. De acordo com a promotora de Justiça Ione Nakamura, esse é um projeto que será conduzido pela promotoria Agrária.

“O curso se propõe a apresentar a metodologia da Justiça Restaurativa para as comunidades rurais, com objetivo de ser mais uma ferramenta para possibilitar o diálogo e o tratamento de conflitos”, explicou.

O curso foi realizado em parceria da Promotoria de Justiça Agrária de Santarém com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, projeto Saúde e Alegria, Ford Foundation, Fase Programa Amazônia e outros apoiadores. Nirson Medeiros Neto e Andreza Filizzola, foram os instrutores de Justiça Restaurativa e o facilitador, Maike Vieira. As promotoras de Justiça Ione Nakamura e Lilian Braga participaram pelo Ministério Público do Pará (MPPA).

No encontro foi confeccionada uma peça de centro do círculo, cuja composição fez parte da dinâmica. A peça foi composta com sementes, flores e frutos do local e dos valores e ações que o grupo se propôs a seguir.

José Pimentel, de Juruti, participou do curso. “A justiça restaurativa trabalha com a harmonia, com o diálogo, com o acordo entre vizinhos”, disse. Raimundo Nonato, líder em Mojuí dos Campos, ressaltou que há conflitos nas comunidades por vários motivos. “Esse diálogo é muito importante, mas temos que estar preparados”, destacou.

Por G1 Santarém — Pará
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

 Dinâmica confeccionou um círculo com sementes, flores e frutos do local e dos valores e ações que o grupo se propôs a seguir. — Foto: Promotoria de Justiça Agrária de Santarém/Divulgação

Dinâmica confeccionou um círculo com sementes, flores e frutos do local e dos valores e ações que o grupo se propôs a seguir. — Foto: Promotoria de Justiça Agrária de Santarém/Divulgação

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: