Lula defende COP30 em Belém: ‘É importante que vejam a real situação das florestas’

(Presidente Lula — Foto: CanalGov/Reprodução) – O presidente afirmou que a COP30 poderia ser realizada num local “chique”, mas que não se demonstraria ao mundo a real necessidade de ver como é a Amazônia.

O presidente Lula, em Bogotá, na Colômbia, defendeu hoje a realização da COP30 em Belém, no Pará. Segundo Lula, é importante que a cúpula do clima aconteça na Amazônia para que as pessoas vejam a real situação da região.

Lula levará à cúpula amazônica preocupação com navios dos EUA perto da Venezuela
ONU pede para Brasil subsidiar hospedagem de países na COP30; menos de um terço confirmou presença

Lula também deu uma resposta indireta às críticas que estão sendo feitas à hospedagem na região com altos preços. O presidente afirmou que a COP30 poderia ser realizada num local “chique”, mas que não se demonstraria ao mundo a real necessidade de ver como é a Amazônia.

“A gente está fazendo na Amazônia. Não é como Paris, não é como Dubai, não vai ser num lugar chique desse, é a Amazônia. É a Amazônia. E a gente quer que as pessoas vejam a real situação das florestas, dos nossos rios, dos nossos povos que moram lá, para a gente saber que nós temos uma tarefa quase que hercúlea, para que a gente possa cuidar dessa questão climática.”

Lula também disse que os países ricos usam a luta contra o desmatamento como uma justificativa para medidas protecionistas e também utilizam o combate ao crime organizado como um pretexto para a violação da soberania de países menos desenvolvidos.

A cúpula em Belém está passando por um momento bastante crítico, porque a 80 dias da sua realização, somente 47 dos 196 países participantes confirmaram presença e garantiram hospedagem para esse evento. Esses dados foram divulgados mais cedo pela Casa Civil, também pela Secretaria Extraordinária para a COP 30, diante da pressão internacional por conta dos altos custos de estadia em Belém.

 

Fonte: Samantha Klein e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 23/08/2025/08:03:39

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com