Macacos correm riscos ao comer restos de lixo

image_pdfimage_print

Os restos de lixo espalhados pela calçada do Bosque Rodrigues Alves, no bairro do Marco, em Belém, atraíram os macacos que aproveitaram para se alimentar e remexer nas sacolas plásticas, algumas inclusive abertas.

Veja o flagra dos macacos em imagens

Entretanto, essa alimentação inadequada pode trazer sérios prejuízos ao animal, além de estimular a saída da espécie para as ruas.

A professora Ana Sílvia Ribeiro, coordenadora do Ambulatório de Animais Selvagens da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) conversou com o DOL e alertou sobre os riscos e doenças que os macacos estão suscetíveis.

“Acontece que a oferta de alimento com açúcar artificial atrai esses animais, assim como nós humanos comemos além do necessário”, explica ela, afirmando que o ideal é que esse tipo de alimento não fosse ofertado aos macacos.

Ao se alimentar de restos de alimentos, os macacos, segundo a especialista, correm o risco de adquirir problemas gastroentéricos, verminoses, intoxicação alimentar, dentre outros.

“Eles podem estar suscetíveis a verminoses e herpesvírus (contato direto com o humano contaminado”, explica.

Segundo Ana Sílvia, mesmo saciados, é um comportamento natural da espécie buscar alimentos sabendo que podem adquirir em outras fontes. “As pessoas ofertam alimentos pelas grades e isso os atrai para fora do parque”, explica, informando que inclusive, eles têm invadido residências próximo ao Bosque.

Fonte: DOL.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: