Macacos correm riscos ao comer restos de lixo

Os restos de lixo espalhados pela calçada do Bosque Rodrigues Alves, no bairro do Marco, em Belém, atraíram os macacos que aproveitaram para se alimentar e remexer nas sacolas plásticas, algumas inclusive abertas.

Veja o flagra dos macacos em imagens

Entretanto, essa alimentação inadequada pode trazer sérios prejuízos ao animal, além de estimular a saída da espécie para as ruas.

A professora Ana Sílvia Ribeiro, coordenadora do Ambulatório de Animais Selvagens da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) conversou com o DOL e alertou sobre os riscos e doenças que os macacos estão suscetíveis.

“Acontece que a oferta de alimento com açúcar artificial atrai esses animais, assim como nós humanos comemos além do necessário”, explica ela, afirmando que o ideal é que esse tipo de alimento não fosse ofertado aos macacos.

Ao se alimentar de restos de alimentos, os macacos, segundo a especialista, correm o risco de adquirir problemas gastroentéricos, verminoses, intoxicação alimentar, dentre outros.

“Eles podem estar suscetíveis a verminoses e herpesvírus (contato direto com o humano contaminado”, explica.

Segundo Ana Sílvia, mesmo saciados, é um comportamento natural da espécie buscar alimentos sabendo que podem adquirir em outras fontes. “As pessoas ofertam alimentos pelas grades e isso os atrai para fora do parque”, explica, informando que inclusive, eles têm invadido residências próximo ao Bosque.

Fonte: DOL.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br