Maior apreensão de ouro ilegal revela rede criminosa no Amazonas
(Foto>MPF) – Ouro com origem nos municípios da região incluindo Novo Progresso, foi preso em Manaus (AM) após ter saído da cidade de Itaituba no Pará.
Desmonte do esquema milionário de garimpo ilegal reforça defesa da Amazônia antes da COP-30
O Ministério Público Federal (MPF) obteve condenações relacionadas à maior apreensão de ouro extraído de garimpo ilegal já registrada no Amazonas.
O caso, investigado pela Operação Pronta Resposta, resultou na recuperação de 47 quilos de ouro, avaliados em R$ 18,8 milhões, transportados sem autorização em um avião que partiu de Itaituba (PA) para Manaus.
A investigação teve início após uma tentativa de assalto ao transporte do ouro em plena luz do dia, na Zona Norte de Manaus.
O episódio revelou o envolvimento de uma rede criminosa ligada à mineração ilegal e à violência urbana.
Dois homens foram presos no local, e outras duas pessoas foram condenadas por participação na tentativa de roubo e no transporte do minério.
Leia mais>Operação que apura extração ilegal de ouro tem braço em Itaituba e Novo Progresso investigados e PF prende pai e filhos;15 mandados no País
Segundo o MPF, o ouro tinha origem em garimpos clandestinos, com impactos como desmatamento, contaminação de rios por mercúrio e invasão de áreas protegidas.
A Justiça também fixou indenização por danos morais coletivos, reconhecendo a gravidade dos prejuízos ambientais e sociais.
O procurador da República André Porreca, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), destacou que a decisão representa “um passo importante na desarticulação financeira e penal das organizações criminosas que exploram ilegalmente os recursos da Amazônia”.
A Operação Pronta Resposta segue em andamento, com novas investigações sobre lavagem de dinheiro e crimes ambientais.
A ação integra a campanha “MPF: Guardião do Futuro, Protetor de Direitos”, que divulga, até a COP-30, reportagens sobre a atuação do órgão na defesa ambiental e dos direitos humanos.
Fonte:MPF e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/10/2025/15:29:58
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com
https://www.folhadoprogresso.com.br/a-trajetoria-de-ronda-rousey-do-judo-ao-estrelato-no-mma-e-no-cinema/