Maior parte dos paraenses ainda não enviou sua declaração à Receita

image_pdfimage_print

(Foto:Reprodução)-Receita aconselha que contribuinte entregue logo a sua declaração ()

Contador chama a atenção para as pessoas que tiveram o CEP mudado

Faltando um mês para o fim do prazo para a população declarar o Imposto de Renda 2019, a Superintendência da Receita Federal na 2ª Região Fiscal registrou, às 17h dessa segunda-feira (1), que 65% dos contribuintes do Estado do Pará ainda não enviaram suas declarações ao Fisco. Das 576.000 declarações esperadas, já foram enviadas 203.543, contabilizando 35,3% do total.

Em todo o país, apenas 27,1% das 30,5 milhões de declarações esperadas já foram recebidas, o que totaliza 8,2 milhões de declarações. Na 2ª Região Fiscal, que abarca, além do Pará, os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima, 462 mil pessoas declararam seu Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), o que representa 35,2% do 1,3 milhão esperado.

Segundo a Receita, o processo para as declarações está ocorrendo com tranquilidade, sem grandes preocupações. “Não há relatos de problemas até o momento. O sistema da Receita Federal está preparado para receber o grande quantitativo de declarações”, assegura a Seção de Comunicação Institucional da 2ª Região Fiscal.

Ainda segundo o órgão, o ritmo do contribuinte, este ano, segue a mesma lógica dos anos anteriores, pois deve deixar a obrigação para a “última hora”. “Em 2018, no dia 30 de abril, foram entregues 3.636.077 declarações, ou seja, mais de 12% do total de declarações. Nosso sistema é robusto e está preparado para essa situação, mas isso significa também que parcela significativa dos declarantes o faz de forma açodada, no último momento, tendo tido quase dois meses para fazê-lo”, diz a Receita.

Não é recomendado que o contribuinte demore tanto para cumprir sua obrigação, pois pode ocorrer imprevistos no “último momento”. “Seu computador pode ter problema, ou sua linha de internet ou então neste momento ele pode sentir falta de algum documento ou informação essencial para fazer sua declaração e não terá tempo de encontrar”, alerta também a Comunicação da Superintendência.

“Esse comportamento precisa evoluir para uma entrega mais tranquila, bem como para que nos dias seguintes o contribuinte faça a consulta ao Portal e-CAC, no site da Receita Federal, sobre o processamento de sua declaração, permitindo que tome logo conhecimento de eventual pendência e possa logo corrigir sua declaração, ainda dentro do prazo”, completa o órgão.
Organização

O contador Ian Blois Pinheiro, responsável pelo setor de Ética, Disciplina e Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), alerta ainda para a importância do preenchimento de todos os campos do sistema e não apenas para aqueles que “travam” a declaração. “É necessário que as pessoas organizem seus documentos com antecedência. Assim, não enviarão a declaração com pressa, correndo o risco de informar endereços passados, por exemplo, ou se esquecer de preencher informações necessárias”, acrescenta.

A Receita também informa aos contribuintes que tiveram o CEP alterado recentemente que fiquem atentos. No momento do envio da declaração, caso apareça uma mensagem informando que a declaração não será enviada enquanto o endereço não estiver atualizado e que o contribuinte deve procurar a Receita Federal, devem verificar no site dos Correios se houve alteração no CEP de sua residência. Caso tenha ocorrido alteração, basta acessar a ficha “Identificação do contribuinte”, marcar “sim” para a opção “houve mudança de endereço?” e informar o novo CEP. Dessa forma, não haverá necessidade de deslocamento para uma unidade de atendimento, podendo ser resolvido pelo próprio programa.

Fonte:Redação Integrada de O Liberal

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: