Maior tartaruga do mundo é flagrada por pescadores em praia do Pará

image_pdfimage_print

‘Tartaruga-de-couro’ é encontrada por pescadores em praia do Pará. — Foto: Reprodução / redes sociais

Segundo oceanógrafo, a espécie encontrada é Tartaruga-de-couro, a maior do mundo. Secretaria de Meio Ambiente de Salinópolis acredita que ela estava na areia para desova, que ocorre de fevereiro a julho.

Pescadores encontraram uma tartaruga gigante na praia da Corvina, em Salinópolis, no nordeste do Pará, na noite de quinta-feira (9). A presença do animal chamou atenção e foi registrado.

Segundo o oceanógrafo Matheus Santos, o animal é da espécie dermochelys coriacea, conhecida como ‘tartaruga-de-couro’, a maior do mundo. “Essa espécie é a maior de tartarugas, podendo alcançar até dois metros de casco”, explicou Matheus.

Após a aparição do quelônio, a prefeitura do município foi acionada pelos pescadores. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a suspeita é que o animal estava na areia para a desova, que ocorre no período de fevereiro a julho.

Segundo a secretaria, a tartaruga voltou para o mar, e os pescadores fizeram a filmagem porquê nunca tinham visto uma tartaruga tão grande.

No vídeo, é possível ver que o casco do quelônio “é formado por várias placas ósseas, muito pequenas, o que resulta na aparência de couro”, diz.

A Secretaria municipal de Meio Ambiente também informou que o mapeamento dos pontos dos ovos é realizado em todo o perímetro da praia, junto ao projeto Suruanã, responsável pela recuperação e conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce no Pará.

“A costa paraense é rota das tartarugas marinhas. Existem praias que elas utilizam para por os ovos, como em Curuçá e Salinas. Basicamente, esse é o roteiro que uma tartaruga segue, porém ainda faltam estudos específicos para as espécies aqui na região. Essa tartaruga pode sim ter errado uma rota, mas a nossa costa também é destino dessas espécies”, pontuou o especialista em gestão ambiental, Artur Corrêa.

Em casos como esse, a prefeitura orienta para que os banhistas ou pescadores acionem a secretaria ou o projeto Suruanã, para que os cuidados necessários sejam tomados.

A Polícia Militar Ambiental não chegou a ser acionada. A orientação da PM ambiental é que ao avistar algum animal marinho, vivo ou morto, seja acionado o Comando de Policiamento Ambiental, pelo 190, bombeiros ou Secretaria Ambiental do município. (As informações são de Juliana Bessa*, g1 Pará — Belém).

Jornal Folha do Progresso em 10/06/2022/

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: