Mais Médicos: mais 178 médicos trabalharão no Pará.

O Pará receberá 178 profissionais para ocupar vagas em aberto do Programa Mais Médicos. Entre os médicos, 18 são brasileiros formados no exterior e 140 são cubanos que estão em Brasília, participando do acolhimento e regularizando a documentação antes de se deslocarem este mês para 76 municípios. Os 20 restantes serão selecionados por meio de edital em 14 cidades do Estado.
Segundo o Ministério da Saúde, os 18 médicos brasileiros formados no exterior irão para os municípios de Belém (7), Altamira (2), Ananindeua (1), Aurora do Pará (1), Baião, Bragança (1), Ourilândia do Norte (1), Redenção (1), Rondon do Pará (1), Santa Luzia do Pará (1) e Vigia (1).
Já os profissionais cubanos irão para Bragança (6), Mãe do Rio (6), Tucuruí (6), Melgaço (5), São Felix do Xingu (5), Eldorado dos Carajás (4), Marabá (4), Oriximiná (4), Paragominas (4), Acará (3), Água Azul do Norte (3), Breves (3), Cachoeira do Arari (3), Capitão Poço (3), Colares (3), Itaituba (3), Monte Alegre (3), Nova Esperança do Piriá (3), Nova Timboteua (3), Portel (3), Altamira (2), Bannach (2), Chaves (2), Curralinho (2), Gurupá (2), Igarapé-Açu (2), Inhangapi (2), Irituia (2), Óbidos (2), Oeiras do Pará (2), Rio Maria (2), Rurópolis (2), São João de Pirabas (2), Tomé-Açú (2) e Viseu (2).
Também receberão um médico cubano Abaetetuba, Afuá, Alenquer, Baião, Barcarena, Bom Jesus do Tocantins, Bujaru, Capitão Poço, Cumaru do Norte, Curionópolis, Faro, Itupiranga, Jacundá, Magalhães Barata, Maracanã, Marituba, Medicilândia, Mocajuba, Muaná, Novo Repartimento, Pacajá, Placas, Ponta de Pedras, Prainha, Quatipuru, Salvaterra, Santa Maria das Barreiras, Santa Maria do Pará, Santana do Araguaia, São Domingos do Capim, São Sebastião da Boa Vista, Tracuateua e Xinguara.
“A estratégia do Programa Mais Médicos trará resultados permanentes para o Brasil. O Mais Médicos é um programa permanente, os bolsistas são transitórios até que se completem os objetivos de colocar médicos bem formados e qualificados, atendendo a população nos mais distantes locais do País”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Em todo o Brasil, mais de 1.350 vagas já estão sendo repostas. Dessas, 550 são com médicos cubanos, 305 com brasileiros graduados fora do país e 502 com profissionais que serão selecionados no edital de reposição lançado em julho. A previsão é que mais cerca de 650 profissionais de Cuba cheguem até o fim de agosto, totalizando mais de 2 mil reposições.
Os médicos com CRM Brasil que fizeram a inscrição para preencher as 502 vagas de reposição em 393 cidades do atual processo de seleção terão hoje e amanhã para escolher os locais de atuação por meio do endereço http://maismedicos.saude.gov.br/. Havendo vagas remanescentes, os médicos brasileiros formados no exterior terão oportunidade de participar do programa, só depois serão convocados os profissionais estrangeiros e os médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Em reunião no dia 15 de julho, com a Opas e representantes de Cuba, o Ministério da Saúde prorrogou a permanência dos profissionais cubanos, que encerrariam as atividades em julho, até novembro deste ano, garantindo a continuidade do atendimento à população nas cidades durante o período eleitoral e dos Jogos Olímpicos.

ORMNEWS

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br