METEOROLOGIA-Chuvas de fevereiro devem durar o dia inteiro

image_pdfimage_print

(Foto  Oswaldo Forte) -O mês de janeiro chegou ao fim com um índice pluviométrico de 346ml, inferior ao registrado no ano passado. O volume de chuvas só aumentou a partir dos últimos 15 dias, mas a previsão para a primeira quinzena do mês de fevereiro é de maiores volumes de chuvas e com tempo de duração também maior. O meteorologista José Raimundo Abreu, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou que no mês de janeiro houve uma distribuição irregular da chuva, mas, de acordo com a previsão, no mês de fevereiro já ocorre uma regularidade maior no volume de chuvas, diferentemente do que ocorreu em janeiro.

Ele explicou também que essa mudança ocorre em decorrência da combinação da circulação denominada Alta da Bolívia (alta pressão atmosférica com circulação anti-horária, em torno de 10 mil metros de altitude), com um cavado ou um VCAN – vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera -, também com circulação horária, e frentes frias no litoral, que acontece no Nordeste do país e causa convergência de massas na superfície, além do fenômeno de zona de convergência intertropical, que contribui com o aumento da quantidade de chuva.

A previsão do índice pluviométrico para o mês de fevereiro é de 436ml. “Tudo indica que nesse mês teremos chuvas com maior intensidade e mais prolongadas. Aquelas chuvas que ocorrem o dia todo e com minimas interrupções. Nesse inverno amazônico ainda não ocorreu”, completou o meteorologista. É de se esperar, portanto, que no feriado de Carnaval os foliões participem das festas e blocos embaixo de chuva, tanto na Região Metropolitana de Belém como na região litorânea, onde os locais com maior índice de precipitação são Salinópolis, Marudá, Marapanim, Curuçá, Vigia e Marajó.

O meteorologista apontou ainda que as chuvas mais intensas ocorrerão nos municípios de Vigia, Curuçá, Marapanim, Chaves, Afuá e Marudá. Nos municípios de Bragança e Viseu deve chover, porém com menor intensidade. “Em Belém e na região metropolitana vai chover com maior intensidade em relação ao mês de janeiro, mas nos municípios da região litorânea as chuvas serão mais volumosas e duradouras. Bragança e Viseu são os municípios com menor índice pluviométrico nesse período de Carnaval”, disse o meteorologista.

Por: O Liberal
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: