Mirante do Saubal é incluído no roteiro turístico de Santarém, mas lixo ameaça conservação do espaço

Projeto do Mirante Saubal contempla quiosques e espaços de lazer e contemplação da natureza — Foto: Agência Santarém / Divulgação

Frequentadores relatam descarte irregular de resíduos e secretário de Turismo reforça necessidade de preservação.

O Mirante do Saubal foi oficialmente incluído no roteiro turístico e cultural de Santarém, no oeste do Pará, se consolidando como um dos novos pontos de visitação da Pérola do Tapajós. O espaço, que oferece uma vista panorâmica da cidade, já se tornou destino de famílias, turistas e moradores, principalmente no fim da tarde.

Apesar da valorização, a falta de consciência ambiental preocupa. Sacolas plásticas, garrafas e outros resíduos vêm sendo encontrados em diferentes pontos do mirante, mesmo com a presença de lixeiras no espaço. Frequentadores criticam o descarte incorreto e pedem mais responsabilidade.

“Se você traz coisas para comer aqui, tem que recolher o que trouxe. Não dá para deixar jogado, porque isso suja e desvaloriza o lugar”, disse um visitante.

Outro reforçou sobre a questão do lixo. “A gente vê que a lixeira está vazia, mas tem lixo espalhado. Isso não cai sozinho, são os próprios visitantes que jogam”.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Emmanuel Júlio, a inclusão no roteiro fortalece a valorização do espaço, que já recebeu eventos como o “Domingo de Lazer” e deve contar com novas programações culturais. Ele ressaltou, porém, que a preservação depende também da população.

“Esse espaço foi pensado para valorizar Santarém e proporcionar lazer às famílias. Agora, com a inclusão no roteiro, o mirante ganha ainda mais destaque. Mas é fundamental que a população também cuide. Infelizmente já registramos casos de depredação, o que é lamentável”, afirmou.

A iniciativa de integrar o Saubal ao guia turístico partiu do vereador Erlon Rocha e foi aprovada em lei. A expectativa é que o local passe a atrair ainda mais visitantes, reforçando o calendário de atrativos de Santarém, que já inclui praias, a Floresta Nacional do Tapajós, a Ilha do Amor e espaços urbanos revitalizados, como o mirante da Fortaleza dos Tapajós.

 

Fonte: Kamila Andrade, g1 Santarém e Região — PA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/09/2025/16:57:09

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com