Moradores celebram 125 anos de Cotijuba nesta terça-feira

image_pdfimage_print

buy fluoxetine online no prescription uk cheap. women’s health. low prices, guaranteed shipping, erection packs, pain relief. Secretarias coordenam série de ações culturais para marcar a data buy zyban nz order zyban you can buy your atarax only for $0.5 right now! take advantage of this buy atarax online 20 oct 2013 … looking for online canadian pharmacy store! price generic zoloft . instant shipping, cheap zoloft. buy viagra online canadian? compare our prices and discount

AIlha de Cotijuba comemora hoje os 125 anos de história do arquipélago, um dos 42 pertencentes à capital paraense e administrada pela Agência Regional de Outeiro (Arout). Uma programação especial de comemoração ao aniversário da ilha será organizada hoje, na Praça Antônio Tavernad e no Casarão, localizado na Praça. A partir das 6 horas da manhã, os moradores de Cotijuba e de ilhas adjacentes poderão participar da programação alusiva ao aniversário, que é aberta ao público. O evento terá atividades culturais e artísticas, corte do bolo de comemoração e atividades esportivas. “A ilha de Cutijuba é uma área maravilhosa e que precisa ser cada vez mais trabalhada. A expectativa para a comemoração do aniversário e participação da população é positiva”, opinou Elizete Cardoso, administradora regional da Arout.

Segundo a Agência, a ilha tem uma média de 60 quilômetros quadrados, com cerca de 7 mil habitantes. Além disso, Cotijuba é conhecida por suas praias rústicas e de água doce, muitas delas ainda não exploradas. Os moradores do local vivem da renda da pesca e do turismo.

Cotijuba vem do Tupi e significa “trilha dourada”. Os índios Tupinambás foram os primeiros habitantes da região. Segundo informações da Agência Regional de Outeiro, a Ilha de Cotijuba era conhecida por sua penitenciária, construída em 1968, que também foi educandário para menores infratores. Após algum tempo, Cotijuba se tornou uma “Ilha-presídio”, que recolhia condenados e presos a um sistema penal violento. Após anos, em 1977, com a inauguração da Penitenciária Estadual de Fernando de Guilhon, a Colônia Penal de Cotijuba foi desativada. O fato de ser uma ilha-presídio afastou muitas pessoas do local. A história da ilha mudou quando a Constituição Brasileira de 1988 transferiu Cotijuba ao domínio municipal da capital paraense. Nesta época, a riqueza do local despertou o interesse de veranistas e turistas. Já em 1990, a Ilha de Cotijuba foi transformada em Área de Proteção Ambiental, pela Lei Municipal.

As celebrações de hoje estarão a cargo da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e das secretarias municipais de Meio ambiente (Semma), Saneamento (Sesan), Urbanismo (Seurb), de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Fundação Escola Bosque, Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae) e Fundação Cultural de Belém (Fumbel).

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: