Moradores reclamam a falta de transporte escolar em bairro de Novo Progresso

image_pdfimage_print

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação determina que os estados e os municípios devem oferecer transporte escolar aos alunos da rede pública de ensino

População assinou documento enviado para secretaria de educação, que respondeu não ter condições de atender aquele bairro.

Mais de 70 alunos estão dependendo do transporte escolar no bairro jardim Europa antigo Jardim Paraíso , em Novo Progresso.

Os moradores  estão descontente com atual gestão da secretaria de educação do município de Novo Progresso. Recentemente encaminharam um “Baixo – Assinado” com mais de 100 assinaturas, para secretária de educação Claudia Kummer, requerendo o que lhes é de direito, o transporte escolar para seus filhos poderem ir até a escola e obtiveram a resposta negativa por parte da secretaria de educação.

Recentemente o MEC divulgou estudo que um dos grandes motivos que levam os alunos a faltarem às aulas e mesmo a abandonarem a escola é a dificuldade de chegar até o colégio. Por isso é que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define que os estados e municípios devem ser responsáveis pelo transporte escolar das crianças que estudam na rede pública de ensino.

O governo federal, por sua vez, é o responsável por prestar assistência técnica e financeira aos estados e municípios para que esse direito seja garantido. Segundo os moradores, sem o transporte os pais precisam levar os filhos a pé para escola, e a maioria não tem condições de pagar o transporte particular e não podemos deixar nossos filhos sem estudar estamos exigindo o que é de direito ,disse líder do movimento em prol transporte escolar no bairro.

O problema da falta de vans também está prejudicando os alunos que estudam nas escolas do município de Novo Progresso. A van escolar passa bem próximo do bairro, que está localizado acima da casa do Prefeito, ao lado de baixo do antigo Casarão, e a reivindicação é para que a Van entre no bairro para coletar os alunos , segundo eles até a gestão passada este serviço era oferecido pela prefeitura. Segundo uma lei municipal, a prefeitura está autorizada a oferecer transporte escolar com vans a todos os alunos da rede municipal e estadual que tenham entre seis e 12 anos. Eles precisam morar a mais de dois quilômetros de distância da escola, mas os moradores reclamam que a lei não é cumprida. “Tem que ser a pé porque a maioria não tem condições de pagar transporte.  Complica pagar a passagem de duas pessoas a semana inteira”, afirma o pai Neuriom B. da Silva.

Outro lado

A Secretaria de Educação de Novo Progresso respondeu em nota (abaixo), que está com a frota em atividade toda lotada e com os horários todos preenchidos, sendo que não poderá resolver ou atender a solicitação dos moradores daquele bairro.

Leia Também: Prefeita Madalena consegue 1 Milhão de reais para compra de 6 ônibus escolares para Novo Progresso(Final de 2013) .

*Transporte escolar: saiba o que diz a lei sobre esse direito

Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso

neurion

%d blogueiros gostam disto: