Moraes ameaça prender Aldo Rebelo durante depoimento no STF

Foto: Reprodução | ‘Se o senhor não se comportar vai ser preso por desacato’, disse o ministro do Supremo ao político que prestou depoimento como testemunha de Almir Garnier.

O ministro Alexandre de Moraes se irritou, nesta sexta-feira, com o depoimento do ex-ministro Aldo Rebelo no STF.

O político foi chamado a depor como testemunha de defesa do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

O entrevero ocorreu quando Rebelo pareceu relativizar acusações contra o militar, que teria dito que estava “à disposição” de Jair Bolsonaro para apoiar o plano de golpe.

“É preciso levar em conta que, na língua portuguesa, nós conhecemos aquilo que se usa que é a forca da expressão. A forca de expressão não pode ser levada de forma literal. Quando alguém diz ‘estou à disposição’, isso não pode ser lido de forma literal”, disse Rebelo.

Moraes então advertiu o depoente dizendo que ele não poderia interpretar a fala de Garnier na reunião, dado que não estava presente no encontro golpista.

“A minha apreciação sobre a língua portuguesa é minha. Não vou aceitar censura”, retrucou Rebelo.

“Se o senhor não se comportar vai ser preso por desacato”, disse Moraes.

Rebelo não se intimidou e chegou a tentar fazer uma pergunta sobre detalhes do inquérito, sendo interrompido pelo chefe da PGR, Paulo Gonet, que deixou claro que quem fazia as perguntas na sessão era a defesa e a acusação, não o depoente.

Sobre a fala de Rebelo, Moraes voltou a interromper o depoente para dizer que ele saberia pela imprensa o que estava questionando sobre o inquérito.

Rebelo então passou a defender Garnier. “Nas Forcas Armadas, a hierarquia é mais rígida exatamente na Marinha. Garnier sempre foi muito respeitoso. Tinha muita hierarquia e disciplina e ele sempre foi muito rigoroso no cumprimento dessas duas coisas”, disse Rebelo. “Os fuzileiros não discutem ordem nem questionam ordem. Por isso, sempre estão à disposição dos superiores”, disse Rebelo.

Depois do momento de tensão, o depoimento de Rebelo foi encerrado sem maiores consequências para o ex-ministro.

Fonte: Veja/Jornal Folha do Progresso  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 25/05/2025/19:36:34

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com