Morre Nélio Nicolai, inventor do Bina, identificador de chamadas

Mesmo sendo inventor de uma ferramenta usada por milhões de aparelhos todos os dias, o engenheiro não teria recebido de imediato os frutos da sua invenção

O inventor do Bina, sistema identificador de chamadas por telefone, morreu nesta quarta-feira (11), em Brasília. O engenheiro eletrotécnico Nélio José Nicolai, cuja invenção mais famosa revolucionou a comunicação no Brasil, não resistiu a complicações pulmonares e faleceu aos 77 anos. Ele foi jogador de futebol antes de se dedicar à carreira de técnico em comunicação.

Segundo informações do G1, o engenheiro se recuperava de um acidente vascular-cerebral (AVC) que sofreu há aproximadamente cinco meses. Ele tinha quatro filhos e dois netos e terminou a vida no Lago Norte, na capital do Distrito Federal, apesar das inúmeras oportunidades de deixar o país e dar projeção mundial a suas invenções. O enterro ocorreu ainda na quarta-feira (11).

A reportagem conta que mesmo sendo inventor de uma ferramenta usada por milhões de aparelhos todos os dias, o engenheiro eletrotécnico não teria recebido de imediato os frutos da sua invenção. Nicolai batalhava judicialmente há mais de 15 anos pelos direitos de uso do Bina. Em 1997 ele recebeu a patente do Bina, depois de cinco anos de espera, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Fonte: Notícias ao Minuto.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br