MP investiga madeireira de Novo Progresso por suspeita de falsidade ideológica

Foto: Reprodução | O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) instaurou um procedimento investigatório criminal para apurar possível prática de falsidade ideológica envolvendo empresas do setor madeireiro em Novo Progresso, no sudoeste paraense. A portaria autorizando a investigação foi publicada na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial do MPPA.

De acordo com o documento, o processo é conduzido pelo promotor de Justiça Nilson Júnior Pastrolin Ozorio, da Comarca de Novo Progresso, sob o número MP 06.2025.00001912-8. O foco da apuração é o suposto cometimento do crime previsto no artigo 299 do Código Penal, que trata da inserção de informações falsas ou divergentes da realidade em documentos oficiais.

O procedimento mira Antônio Aparecido Teixeira e os responsáveis legais e/ou usuários do sistema SISFLORA vinculados à empresa Santa Julia Indústria e Comércio de Madeiras LTDA EPP. Eles são suspeitos de emitir e aceitar Guias Florestais com dados que não corresponderiam à realidade, o que pode caracterizar falsidade ideológica e comprometer o controle ambiental e a rastreabilidade da madeira extraída.

A reportagem tentou contato com as madeireiras citadas, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço permanece aberto para esclarecimentos, manifestações e para ouvir ambas as partes envolvidas.

Fonte  e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em  03/12/2025/16:29:41

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com