MPF dá 24h para prefeitura de Belém se manifestar sobre exclusão de blocos afros do Carnaval

Carnaval ocorre na Aldeia Cabana. — Foto: Agência Belém

Organizações sociais reivindicam a inclusão dos blocos na abertura dos desfiles das escolas de samba, tradição há mais de 20 anos no Carnaval oficial da cidade.

O Ministério Público Federal (MPF) requisitou à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Belém (Semcult) que se manifeste, no prazo de 24 horas, sobre a exclusão dos blocos afros e afoxés da programação oficial do Carnaval deste ano na capital. O g1 aguardava posicionamento da Prefeitura até a publicação da reportagem.

De acordo com organizações da comunidade afro-brasileira no Pará, que apresentaram denúncia formal ao MPF, a medida é um ato de racismo institucional que silencia a história e a cultura afro-brasileira na festividade.

As organizações sociais reivindicam a inclusão dos blocos na abertura dos desfiles das escolas de samba – como é tradição há mais de 20 anos –, apoio à realização do “Circuito Antirracista Mãe Raimundinha da Cocada” e um diálogo aberto com a administração municipal.

O MPF também requisitou que a secretária municipal de Cultura e Turismo de Belém, Cilene Sabino, apresente uma resposta sobre as medidas que serão adotadas para resolver os problemas e atender às demandas mencionadas pelas organizações sociais.

 

Fonte: g1 Pará — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 27/02/2025/15:57:12

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com