Mulher é presa por desviar quase R$ 10 mil de idosa no Pará
(Foto: Reprodução) – A prisão ocorreu na residência da investigada, localizada no bairro do Jurunas, em Belém.
Equipes da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPID) cumpriram, na quinta-feira (10), um mandado de prisão preventiva contra uma mulher investigada por furto qualificado mediante abuso de confiança contra uma idosa de 71 anos.
A prisão ocorreu na residência da investigada, localizada no bairro do Jurunas, em Belém. De acordo com as investigações conduzidas pela unidade especializada, a suspeita se aproveitou da condição de empregada doméstica na casa da vítima, que se recuperava de uma cirurgia, para praticar diversos furtos.
Utilizando o celular da idosa e acesso ao aplicativo bancário, realizou múltiplas transferências via Pix que, juntas, somaram o valor de R$ 9.700,00.
A vítima só descobriu os furtos ao tentar realizar uma compra em um supermercado e ser informada de que sua conta bancária estava sem saldo.
Por ter dificuldades com o manuseio de dispositivos eletrônicos, a idosa solicitou ajuda de familiares, que confirmaram que os valores haviam sido transferidos para contas de titularidade da investigada. Além das quantias transferidas por meios eletrônicos, a suspeita também teria subtraído joias e dinheiro pertencentes a uma sobrinha da vítima.
“Esse tipo de crime não se resume ao prejuízo financeiro. Trata-se de uma violência que fere profundamente a dignidade e a confiança de pessoas em situação de vulnerabilidade. A Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa atua de forma firme para garantir que os responsáveis por esses atos sejam identificados e responsabilizados, e que as vítimas recebam a devida proteção e justiça”, ressalta a delegada Vanessa Macedo, diretora da DPID.
Durante as diligências, foi constatado que a suspeita já havia respondido por crime semelhante cometido em 2024, também contra uma idosa, em procedimento apurado por outra unidade policial.
Diante da reiteração criminosa e da exploração da condição de vulnerabilidade da vítima, a autoridade policial representou pela prisão preventiva, medida deferida pelo juízo da Vara de Inquéritos Policiais de Belém.
A decisão judicial foi cumprida, a presa passou pelos procedimentos necessários, foi encaminhada ao Sistema Penitenciário e encontra-se à disposição da Justiça.
Fonte: Agência Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/07/2025/14:30:47
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com