Município de Aveiro é habilitado pela Semas para análise do Cadastro Ambiental Rural

image_pdfimage_print

Município de Aveiro, no oeste paraense — Foto: Lúcio Nunes/Arquivo Pessoal –

Dados atuais do Sicar-PA apontam 79,7% das áreas cadastráveis já atendidas, dos 80% pretendidos pela Prefeitura Municipal.

O município de Aveiro, no oeste do Pará, é o 23º, e o mais recente, a ser habilitado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para realizar a análise e validação do Cadastro Ambiental Rural no Pará (CAR), por meio do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar/PA). A habilitação foi efetivada na sexta-feira (30).

A ação está entre as estratégias do Programa Regulariza Pará, um dos quatro pilares do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), que busca a regularização ambiental e fundiária dos imóveis rurais no território paraense. O programa estabeleceu a meta de habilitar 36 municípios para análise do CAR até janeiro de 2023. O número de Cadastros no Pará atingiu a marca de 243.172 até 30 de abril.

    “Essa atuação reforça a socioeconomia, principalmente a rural, e recupera áreas verdes”, informou o secretário da Semas, Mauro O’de Almeida.

Os demais 21 municípios paraenses já habilitados pelas ações conjuntas são Novo Progresso, Pacajá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, Santarém, São Félix do Xingu, Tailândia, Ulianópolis, Tomé-Açu, Uruará, Canaã dos Carajás, Marabá, Dom Eliseu, Novo Repartimento, Belterra, Brasil Novo, Santa Maria das Barreiras e Ipixuna do Pará.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente de Aveiro, Demétrio Júnior, foi iniciado um trabalho intenso de divulgação pelo rádio e educação ambiental com agricultores, com participação também da Secretaria de Agricultura e investimentos da gestão municipal, que incentivou o produtor rural ao melhoramento da sua área, e, assim, perceber a importância de fazer o Cadastro.

“Aveiro quer, agora, com a habilitação para análise e validação do CAR, chegar a 90% de áreas cadastradas e ao título de ‘Município Verde’, depois de ter entrado na lista dos que mais desmatavam. Vamos proporcionar ao produtor rural, primeiramente, o ordenamento ambiental, além de fortalecer o agricultor com a legalização da sua área e incentivos dos auxílios financeiros junto aos bancos”, enfatizou o secretário municipal.
Por G1 Santarém — PA
01/05/2021 11h16
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: