Município paraense enfrenta crise política

image_pdfimage_print

A cidade de Conceição do Araguaia, no sudeste paraense, enfrenta uma crise política que, nessa semana, colocou no poder o quinto prefeito, em um período de aproximadamente dois anos.

Zilma de Souza, (PC do B), a primeira mulher no comando político da cidade, assumiu o cargo após o afastamento de Valder Peixoto (PT), retirado do cargo, por um período de 180 dias, pela Justiça do Pará que acatou denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) sobre irregularidades nas licitações e contratos administrativos no serviço terceirizado de transporte escolar no município.

A rotatividade de prefeitos em Conceição do Araguaia começou quando Álvaro Brito Xavier (PT) teve o mandado cassado em definitivo pela Justiça, em meados de junho de 2012, após denúncias de corrupção e obras inacabadas. Depois, o presidente da Câmara Municipal, Maguila (PMDB), assumiu a prefeitura, por 30 dias, e Jader Gefferson (PT), por quatro meses, até a eleição de Valder Peixoto.

Além de Valder, foram afastados dos cargos cinco funcionários públicos, entre eles o presidente da Comissão Permanente de Licitação e o consultor jurídico do município, envolvidos nas fraudes do serviço de transporte público no período entre 2011 e 2014.

(DOL com informações Delmiro Silva)

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 / (093) 84046835 (Claro) e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: