Mutirão climático vai apoiar 50 cidades brasileiras até 2027

Foto: Divulgação | O Governo do Brasil e parceiros internacionais lançam mutirão climático para apoiar 50 cidades com projetos sustentáveis até 2027, antes da COP30.

Um “mutirão” formado pelo Governo do Brasil, a Bloomberg Philanthropies, a C40 Cities e o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) vai apoiar 50 cidades brasileiras na implementação de projetos climáticos até 2027. O anúncio foi feito durante o Fórum de Líderes Locais, realizado no Rio de Janeiro, como um dos eventos que antecedem a COP30. O tema foi colocado pelo ministro das Cidades, Jader Filho, durante sua participação no evento.

O ministro destacou que os municípios brasileiros precisam de mais recursos para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. Segundo ele, o problema não é apenas a falta de dinheiro, mas a dificuldade de fazê-lo chegar às cidades — especialmente para os municípios menores, que muitas vezes não têm estrutura técnica para elaborar projetos climáticos e acessar os fundos disponíveis.

O mutirão tem como principal objetivo promover projetos climáticos multiníveis, por meio do desenvolvimento de esforços locais de transporte sustentável e gestão de resíduos com baixas emissões de metano, alinhados a programas e apoios do Governo do Brasil.

A iniciativa segue a linha alertada pelo ministro Jader Barbalho de que as cidades, por serem as primeiras a sentir os efeitos das mudanças climáticas, precisam também estar na linha de frente e no centro do debate dos esforços de mitigação e adaptação.

O anúncio da criação do mutirão foi feito nas vésperas da cúpula dos líderes da COP30, marcada para os dias 6 e 7 em Belém, no Pará.

Plataforma Nacional e Ações Climáticas

A expectativa é que, entre os principais resultados, o projeto proporcione uma plataforma nacional apoiada por inteligência artificial, com dados de emissões, perfis de risco e avaliações de vulnerabilidade para todos os 5.570 municípios brasileiros; a aceleração da ação e da governança climática na Amazônia; a mobilização de mais de 100 cidades para aprendizagem e troca entre pares com governos federais e estaduais sobre o desenvolvimento de projetos climáticos; e o destravamento de mecanismos de financiamento para canalizar recursos a projetos urbanos climáticos em todo o Brasil.

Além disso, dez municípios amazônicos receberão apoio direto para desenvolver planos de ação climática iniciais, a fim de estabelecer bases para futuros projetos voltados aos desafios mais urgentes das comunidades. O mutirão será implementado por meio de uma ampla coalizão de parceiros nacionais.

Parcerias e Implementação

Com coordenação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e apoio de organizações como ABM, CBC, WRI, ICCT, i17, CCFLA, ICLEI e UCCRN, essas redes ajudarão as cidades a transformar planos em ações concretas.

Fonte: Diário do Pará e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/11/2025/13:29:16

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com