Nível do Rio Tapajós está mais de 1 metro acima da marca de 2016

image_pdfimage_print

Medição é feita diariamente pela Capitania Fluvial de Santarém. O ápice de subida do rio ocorreu no último mês de maio.

Nesta terça-feira (13), o rio Tapajós, que banha a cidade de Santarém, oeste do Pará, atingiu o nível 7,24 metros. Na mesma data de 2016, a régua da Agência Nacional das Águas (ANA) instalada no porto da Comapnhia Docas do Pará, marcou 6,04m, segundo dados da Capitania Fluvial de Santarém.
O comandante da Capitania Fluvial, capitão Ricardo Barbosa, informou que neste ano o rio atingiu seu ápice em maio. “O rio teve seu maior nível no dia 04 de maio, atingindo 7,72 metros e manteve a média até o meio do mês, quando começou a baixar”.
Na frente da cidade, os pontos de alagamento diminuíram, possibilitando a liberação dos trechos que foram interditados quando o nível do rio ultrapassou a cota de alerta.

Operação Férias

A Capitania Fluvial de Santarém já está se programando para realizar ações de inspeção naval no período de férias em locais como a Orla de Santarém, nos municípios de Itaituba, Juruti e Óbidos. Mas mesmo com ausência da inspeção, os navegantes devem aproveitar as chamadas “grandes aguas”, com a segurança.
Medidas de prevenção devem ser adotadas como:
Manter a manutenção da embarcação sempre em dia, principalmente se o barco ficou muito tempo parado;
Ter a bordo o material de salvatagem prescrito nas normas da autoridade marítima, de acordo com a classificação da embarcação;
Sespeitar o número máximo de pessoas permitido na embarcação;
Sempre ter a bordo coletes salva-vidas para todos os ocupantes
Ter sempre extintores de incêndio em bom estado de conservação e dentro da validade.
Ao sair, informar o plano de navegação ao iate clube, marina ou condomínio.
Respeitar os limites de navegação impostos por sua habilitação, conduzindo a embarcação com prudência e em velocidade compatível com a região.
Se beber, passar o timão para alguém habilitado na categoria adequada.
Manter distância adequada (200 metros) das praias e dos banhistas.

Sobre o Rio Tapajós
O Tapajós é um rio do Brasil que nasce no estado do Mato Grosso, banha parte do estado do Pará e desagua no rio Amazonas, ainda no estado do Pará, em frente à cidade de Santarém, a cerca de 695 quilômetros de Belém.

Fonte: G1 Santarém.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: