No Pará, produtores devem cumprir medida de proteção da soja

image_pdfimage_print

Santarém é um dos três polos produtores no Estado.
Recomendação quer prevenir ocorrência de praga que ataca grãos.

Os produtores rurais de soja no Pará devem cumprir até o dia 15 de setembro o primeiro período do ‘vazio sanitário’ de 2014. Com a determinação, os sojicultores devem interromper o plantio do produto por dois meses além de cadastrar na Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) as áreas plantadas a cada safra até 30 dias após o término do plantio.

A medida orienta a eliminação do hospedeiro (soja) para a redução do fungo causador da doença ‘ferrugem asiática’, que provoca a queda das folhas e prejudica a formação dos grãos, provocando uma drástica queda da produção das lavouras. A recomendação é feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e fiscalizada, no Pará, pela Adepará.

saiba mais
Adepará alerta produtores sobre o período de proteção da soja no Pará
Em Santarém, um dos polos de produção de soja no Estado, as fiscalizações devem iniciar no mês de outubro, mas os produtores já podem fazer as adequações. No caso do não cumprimento das determinações, os produtores estarão sujeitos a notificação e multa.

As fiscalizações são baseadas nos cadastros de produtores da região, que é atualizado anualmente. No Pará, cerca de 50 propriedades estão cadastradas e devem cumprir a medida.

“O produtor é acompanhado e tem todo um trabalho de orientação. Ao longo de todo esse processo, a Adepará está fazendo orientações a respeito do próprio cadastro dele, como deve ser feita a atualização. Caso esse produtor, ainda assim, se mantiver desatualizado ou não proceda com as atividades corretas, ele é notificado e pode ser até autuado”, destaca o gerente regional da Adepará, Daniel de Oliveira.

Fonte: G1.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato  Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: