nuncia nova sede da Secretaria de Povos Indígenas Helder Barbalho reforça protagonismo indígena e adurante visita à Aldeia COP30

Foto Reprodução| A Aldeia COP30, organizada pelo Governo Federal com apoio do Governo do Pará, se consolidou como um dos principais espaços de diálogo da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Belém.

Durante visita ao local, o governador Helder Barbalho destacou que sediar o evento na Amazônia marca um novo ciclo para o Brasil, ao garantir protagonismo às populações que vivem e protegem a floresta.

“Estamos vivendo história. Haverá um momento antes da COP30 e um momento depois da COP30”, afirmou o governador, ressaltando que a realização da conferência no Pará superou resistências e discursos preconceituosos que buscavam afastar a COP da Amazônia.

Fortalecimento institucional e protagonismo indígena
A secretária de Estado dos Povos Indígenas, Puyr Tembé, reforçou a importância da articulação entre o Governo do Pará, o Governo Federal e as organizações indígenas para consolidar o espaço.

“A Aldeia COP30 é um território construído a muitas mãos. Aqui, cada povo foi ouvido, cada liderança foi respeitada. Ter esse espaço reconhecido dentro da COP mostra que o Pará está abrindo portas e garantindo que os povos indígenas sejam protagonistas, não visitantes da agenda climática”, destacou.

Ela também agradeceu o apoio do governo estadual no processo de homologação de territórios e na ampliação da estrutura voltada às políticas indigenistas.

Representando a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, o secretário-executivo do Ministério, Eloy Terena, pontuou o esforço conjunto para assegurar a presença de representantes de todos os biomas na conferência.

Movimento indígena entrega carta de prioridades ao governo
Durante a programação, o governador recebeu de Ronaldo Amanayé, representante da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), uma carta com prioridades estruturantes definidas pelo movimento indígena.

Helder Barbalho afirmou que as demandas serão tratadas como pauta estratégica da gestão. “Temos reivindicações pontuais e estruturantes. O papel do Governo do Pará é transformar isso em política pública, com prazos, caminhos e respostas claras”, afirmou.

“Quando a COP acabar, a chave será entregue para a secretária Puyr Tembé. Aquilo será a casa dos povos indígenas do Pará. Quem manda lá são vocês”, declarou o governador, sob aplausos.

Bioeconomia, mercado de carbono e educação indígena
Durante a visita, Helder Barbalho conectou o debate sobre os direitos dos povos indígenas aos temas centrais da COP30, como bioeconomia e mercado de carbono. Para ele, o desenvolvimento sustentável da Amazônia depende da inclusão direta das comunidades tradicionais.

“A ancestralidade precisa ser remunerada. O conhecimento vem das comunidades tradicionais, e isso deve ser reconhecido. Floresta viva tem que valer mais do que floresta morta — e quem protege a floresta precisa ser beneficiado”, reforçou.

O governador também destacou a importância da aprovação, pela Assembleia Legislativa, da Política Estadual de Educação Indígena, construída a partir de escutas regionais realizadas pelo Governo do Pará.

Pará reafirma liderança ambiental e indigenista
Ao concluir a visita, Helder afirmou que a COP sediada em Belém consolida o Pará como referência internacional na construção de políticas ambientais conectadas às realidades amazônicas.

Fonte: Agência Pará e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 19/11/2025/15:39:34

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com