O corredor de exportação no Oeste do Pará

image_pdfimage_print

Expedição Safra vistoriou a infraestrutura logística dos portos de Santarém e Miritituba

A Expedição Safra, que monitora a produção de grãos no Brasil e no mundo, vistoriou a infraestrutura logística dos portos de Santarém e Miritituba, em Itaituba, considerados estratégicos para o agronegócio nacional, onde as mercadorias chegam transportadas em comboios de balsas pelos rios Tapajós e Amazonas e que, nos próximos dez anos, devem receber mais de 20 milhões de toneladas de grãos vindos de outros estados, para exportação.
Técnicos e jornalistas conferem o potencial e verificam as obras de ampliação e construção de novos terminais de embarque. Do Pará, a equipe seguiu para Manaus e Itacoatiara, no Amazonas, onde visitam áreas de produção de grãos, e de lá vai para Roraima, que tem o mesmo calendário agrícola dos EUA.
O grupo também acompanha a evolução dos trilhos da ferrovia Norte-Sul desde 2008 e já visitou o porto de Itaqui, no Maranhão, e no ano passado desembarcou pela primeira vez em Rondônia para visitas técnicas em Porto Velho.
No ciclo 2012/13, conferiu a pavimentação da BR-163, a Santarém-Cuiabá, principal via de escoamento do Centro-Oeste do País para o Norte, que finalmente vai chegar ao Pará, enquanto no lado do Mato Grosso a rodovia já está sendo duplicada.

Fonte: Franssinete Florenzano.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: