OAB aciona MPF após abordagem da PRF a motociclista com deficiência em Marabá (PA)
Foto: Reprodução | Homem abordado apresentava dificuldades de comunicação e possíveis limitações auditivas, o que poderia ter influenciado em sua reação à ordem policial
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não se pronunciou publicamente nem respondeu ao contato feito pelo Portal Debate sobre a abordagem policial registrada na tarde desta terça-feira (21), na BR-230, em Marabá, sudeste do Pará, que envolveu um motociclista com deficiência.
Imagens divulgadas por populares mostram o momento em que agentes da PRF imobilizam o homem no chão, após perseguição motivada pelo não uso de capacete. Segundo testemunhas, a ação ocorreu nas proximidades do Residencial Castanheira e terminou com a queda do condutor. A gravação mostra um dos policiais sobre o motociclista e outro dialogando com pessoas que presenciaram a abordagem.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Marabá, por meio da Comissão de Direitos Humanos, encaminhou um ofício à Superintendência da PRF no Pará solicitando esclarecimentos sobre a conduta dos agentes. No mesmo documento, também foi protocolado um pedido de apuração junto ao Ministério Público Federal (MPF), sob alegação de possível violação de direitos humanos.
Assinado pelo presidente da OAB Marabá, Rodrigo Albuquerque Botelho da Costa, e pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, José da Silva Rodrigues, o ofício aponta, com base nas imagens, que o homem abordado apresentava dificuldades de comunicação e possíveis limitações auditivas, o que poderia ter influenciado em sua reação à ordem policial. A entidade também menciona relatos de populares sobre a suposta truculência e desproporcionalidade da abordagem.
Até o fechamento desta reportagem, a PRF não havia divulgado nenhuma nota oficial sobre o caso. O Portal Debate mantém o espaço aberto para manifestação da corporação.
Fonte: Portal Debate e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 22/05/2025/08:34:38
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com