Obras da BR-163 da divisa de MT a Santarém: DNIT cobra agilidade de empresas

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(foto:Só Notícias/Luiz Ornaghi/arquivo)
(foto:Só Notícias/Luiz Ornaghi/arquivo)

DNIT cobrará agilidade em obras da BR-163 no Pará a partir vistoria do Norte de MT

Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) devem ser reunir, esta semana, em Brasília, com membros das empresas que tocam as obras de pavimentação da BR-163 da divisa de Mato Grosso ao Pará (até Santarém). O vice-presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, explicou ao Só Notícias, que a decisão foi definida, ao fim da vistoria encerrada na semana passada, que ocorreu após relatório apresentado pelo setor produtivo. Ele, o presidente da entidade, Leonildo Bares, além de demais produtores e membros do DNIT participaram. Trechos críticos e pontos intrafegáveis foram identificados. Segundo Galvan, um dos pontos mais críticos é entre Novo Progresso e Moraes de Almeida, devido a buracos e também pequenas “serras” que dificultam o tráfego. Houve troca da empresa responsável e vai cobrado para que a nova agilize as intervenções. “Há caminhões que nem conseguem passar”, afirmou. Mais detalhes sobre os andamentos dos trabalhos devem ser divulgados na reunião, além das ações a serem adotadas. A expectativa do vice-presidente é que as obras ganhem mais ritmo. Dos 900 quilômetros do lado paraense, cerca de 340 ainda não foram asfaltados, sendo necessárias 5 pontes de concreto (foram construídas 49). A conclusão é muito cobrada pelo setor produtivo para agilizar escoamento da produção e reduzir custos com frete. Conforme Só Notícias já informou, a 163, do Nortão ao Pará, vem sendo asfaltada nos últimos 3 anos. As obras foram divididas em ‘lotes’ com a empreiteiras e o Exército fazendo a pavimentação. Os cronogramas de conclusão feitos pelo DNIT não se cumpriram. O último é que o asfaltamento fique pronto em 2015. A rodovia é apontada, pelo setor produtivo, como vital para fortalecer o agronegócio nas regiões Norte e Médio Norte de Mato Grosso porque, via porto de Santarém, soja, milho, algodão, carne, madeira e demais produtos serão escoados com redução aproximada de 30% no frete. –

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Fonte: Só Notícias/Weverton Correa

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