Obras do DNIT caminham em marcha lenta em Novo Progresso
Fotos Jornal Folha do Progresso-Obras de execução de serviços de Manutenção, conservação e Recuperação, da Rodovia BR-163 com recurso do DNIT e Ministério dos Transportes deixa a desejar em Novo Progresso.
As promessas são muitas, mas as obras pouco aparecem de fato, esbarram na burocracia ou na falta de recursos efetivamente. O fato é que a recuperação das laterais Orival Prazeres , Dr, Isaias Antunes e a recuperação da BR-163 no perímetro urbano de Novo Progresso andam a passos lentos ou nem iniciaram ainda.
Uma Placa foi colocado na entrada da Cidade anunciando a obra com mais de R$ 6 milhões de reais, com recursos do DNIT e Ministério dos Transportes, a empresa “PAVIENGE ENGENHARIA” , responsável pela execução já se instalou na cidade, até simulou um inicio de serviços na avenida Orival Prazeres, mas desapareceu.
A reportagem do Jornal Folha do Progresso esteve até o escritório da empresa na Avenida Brasil no Bairro Rui Pires de Lima em busca de informações, segundo o atendente identificado apenas como Bruno, as obras estão sendo executadas, o inicio da recuperação com a operação Tapa Buraco na rodovia Br- 163, teve inicio na Comunidade de Santa Júlia sentido Novo Progresso, outro serviço foi iniciado na Vila Isol sentido Cuiabá. “O trecho de responsabilidade da empresa vai até o Distrito de Castelo de Sonhos”. Bruno informou que já foi tapado buraco de 42 quilômetros no trecho da Vila Isol e 40 quilômetros no trecho entre Santa Julia/Itaituba e Santa Julia/Novo Progresso, que segue cronograma de serviços e que vai chegar a tempo para tapar e recuperar o perímetro urbano em Novo Progresso, informou.
Perguntado sobre as avenidas laterais ( AV. ORIVAL PRAZERES – AV.Dr. ISAIAS ANTUNES), Bruno respondeu: “Naquele local realizamos apenas um teste, sem custos ao município, não temos como mexer nas avenidas, nosso compromisso é contratual , por isto priorizamos a rodovia BR-163.
Um trecho danificado na entrada da cidade complica a vida dos motoristas.
Mas se de um lado está o governo, do outro está à população. As reclamações sobre a demora do inicio dos trabalhos do trecho no perímetro urbano de Novo Progresso são constantes, principalmente onde o trânsito é mais intenso e já é complicado, fica ainda mais difícil quando não há obras. Uma das reclamações é sobre a entrada da cidade em um trecho totalmente danificado põe em risco os veiculo que trafegam, muitos já usam a via na contra mão para escapar dos buracos.
A obra tem previsão de conclusão para 02 de Dezembro de 2017, com um investimento de R$ 6,147 milhões. A obra faz parte de um pacote de financiamento do governo federal (DNIT e CAIXA).
Para avançar nos trabalhos, é preciso que a SEMMA libere a licença ambiental. A extensão da obra é de 160 km.
A Redação do Jornal Folha do Progresso tentou contato via telefone com o DNIT unidade de Itaituba, mas não obteve sucesso, ninguém atendeu o telefone.
Por Jornal Folha do Progresso com Fotos
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