OIE reconhece oeste do PA como “Área livre de aftosa com vacinação”

image_pdfimage_print

Certificação será em evento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Evento será realizado entre dias 25 e 30 de maio, em Paris.

A região oeste do Pará receberá a Certificação Internacional de “Área livre de febre aftosa com vacinação”, durante a 82ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que ocorrerá entre os dias 25 e 30 de maio, em Paris, na sede da OIE.oie

O presidente do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), Reinaldo Rabelo, ressalta que o reconhecimento é importante porque permite que a região exporte produtos para o comércio internacional. “Esse processo já tem vários anos. Temos lutado por essa mudança de status. A OIE que dá esse reconhecimento que é de muita importância, pois agora, por exemplo, poderemos exportar nossos produtos, poderemos trazer expositores de fora para a nossa feira. Nós estamos muito satisfeitos”.

Assembleia Mundial de Delegados da OIE determina e monitora a implementação da política Mundial de Defesa Animal. Em 2014, as atividades se concentrarão em: adoção de padrões internacionais na área de segurança sanitária do comércio mundial de animais e produtos de origem animal; combate às doenças animais e zoonoses, bem como melhorar a qualidade dos serviços veterinários; e as eleições para preenchimento de vagas em algumas comissões.

Em 2013, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento concluiu o processo de acompanhamento, monitoramento, fiscalização e análise técnica dos rebanhos de sete estados do Nordeste e parte da região norte/oeste do Estado do Pará e, essas regiões receberam a Certificação Nacional de “Área livre de febre aftosa com vacinação”.

O ministro da Agricultura, deputados federais e representantes dos Estados contemplados com a certificação deverão participar do evento.

Campanha de vacinação
A campanha de vacinação contra febre aftosa em Santarém iniciou no dia 1º de maio e vai até o dia 31 de maio. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), existem em torno de 160 mil animais cadastrados no município, entre bovinos e bubalinos. A meta é que sejam vacinados acima de 90% do rebanho.
Fonte: G1.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: