Oito etnias disputam 10 modalidades no I Jogos Indígenas do Baixo Tapajós

image_pdfimage_print

Por Dominique CavaleiroSantarém, PA-Mais de 220 atletas de oito etnias passaram pelas eliminatórias dos Jogos Indígenas do Tapajós e vão participar da fase final que será nos dias 9 e 10, na Vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém. No total, 10 modalidades serão disputadas.

Os jogos começaram no dia 19 de abril, no dia do Índio. A cerimônia de abertura, realizada em Santarém, já era uma prévia do que o evento iria proporcionar entre a comunidade indígena da região. Danças, rituais e a alegria característica dos povos foram os principais ingredientes da primeira fase das competições. No total, quatro eliminatórias foram realizadas em várias regiões do Baixo Tapajós, onde essas comunidades ficam localizadas.

Os atletas classificados vão disputar dez modalidades: futebol, peconha, lança, arco e flexa, corrida com Tora, corrida de resistência, corrida de velocidade, cabo de invira, natação e canoagem. O evento atraiu olhos curiosos das pessoas que apreciam a cultura indígena e nem imaginavam que ações do cotidiano pudessem virar modalidades esportivas.

Para a final, as etnias classificadas foram convocadas para o congresso técnico, nesta sexta-feira (8) às 16h na Escola Borari, em Alter do Chão. Na ocasião, a coordenação do evento vai esclarecer todas as dúvidas quanto às modalidades.

As disputas finais serão no dia 9 e 10 em Alter do Chão. No sábado (9) às 8h haverá um ritual, como já é de costume, em seguida serão iniciadas as disputas aquáticas – canoagem e natação. O cenário não poderia ser mais exuberante para a ocasião: a praia de Alter do Chão.

No domingo (10) as disputas continuam, desta vez no Clube Santo Antonio, também na Vila de Alter do Chão, onde as demais modalidades serão disputadas a partir das 10h da manhã.

Esta é a primeira vez que o evento é realizado e a coordenação já pensa na próxima edição dos Jogos, que deverá ser realizado de dois em dois anos, mas a principal dificuldade é a ausência de apoio financeiro para a disputa das modalidades. Uma “força-tarefa” foi feita para a logística das viagens durante as eliminatórias e para a final, os responsáveis pelo evento estão buscando apoio para contribuir com os gastos dos jogos.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
G1 SantarémINDIOS
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: