ONU declara nível máximo de emergência no Iraque

image_pdfimage_print

Autoridades curdas disseram que a situação na província de Dohuk, com 150 mil refugiados, agora era crítica

As Nações Unidas declararam o seu mais alto nível de emergência no Iraque como uma crise humanitária agravando-se com o avanço de jihadistas do grupo Estado islâmico no Norte e Oeste do país. Autoridades curdas disseram que a situação na província de Dohuk, com 150 mil refugiados, agora era crítica.

A declaração de um nível 3 de emergência da ONU levará ao envio de ajudas adicionais, fundos e ativos para responder às necessidades dos deslocados, segundo o representante da organização Nickolay Mladenov, que chamou atenção para a “complexidade da atual catástrofe humanitária”.

The U.N.’s declaration of a “Level 3 Emergency” will trigger additional goods, funds and assets to respond to the needs of the displaced, said U.N. special representative Nickolay Mladenov, who pointed to the “scale and complexity of the current humanitarian catastrophe.”

A ONU estima que 1,2 milhões de iraquianos foram deslocados internamente. Os outros três países que têm o mesmo status de emergência são a Síria, o Sudão do Sul e a República Centro-Africana.

O Conselho de Segurança expressou na quarta-feira seu apoio à nomeação do novo primeiro-ministro, Haidar al-Abadi, na esperança de que ele possa rapidamente formar um governo inclusivo que poderia conter a ameaça insurgente. A ofensiva do Estado Islâmico mergulhou o Iraque em sua pior crise desde a retirada das tropas dos Estados Unidos em 2011.

Ataques de militantes do grupo e de seus aliados sunitas capturaram grandes faixas territoriais no Iraque, deslocando membros do grupo minoritário Yazidi e cristãos, além de ameaçar curdos iraquianos na região autônoma do Curdistão, no Norte do país.

Dezenas de milhares de yazidis fugiram de suas casas e refugiaram-se na remota montanha de Sinjar. Os EUA e militares iraquianos lançaram comida e água para os deslocados, e nos últimos dias, os curdos da vizinha Síria conseguiram abrir um corredor na montanha, permitindo que cerca de 45 mil escapassem.

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato  Tel. 3528-1839 Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: