Operação identifica furto de energia em panificadora de Itaituba; dono é preso

Foto: Reprodução | Na manhã desta terça-feira (12), uma operação de combate ao furto de energia realizada no município de Itaituba, sudoeste do Pará, flagrou uma ligação clandestina em uma panificadora localizada no bairro da Paz. A ação contou com equipe técnica e apoio policial.

Segundo informações, após a constatação da irregularidade pela perícia, foram iniciados os procedimentos para regularizar a unidade consumidora. O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante, encaminhado à delegacia e prestou depoimento. Um boletim de ocorrência foi registrado pelo crime de furto de energia elétrica.

De acordo com a análise técnica, o desvio era de aproximadamente 6 amperes por fase, o que corresponde a cerca de 1.000 kWh de consumo clandestino por mês — energia suficiente para abastecer em torno de dez residências populares, com consumo médio de 100 kWh mensais.

Riscos e penalidades
O furto de energia, popularmente chamado de “gato”, é crime previsto no artigo 155 do Código Penal. Já a fraude em medidores é enquadrada como estelionato, no artigo 171. Além das penalidades legais, essa prática oferece riscos de choque elétrico, incêndios e prejudica a qualidade do fornecimento para a população.

Canais de denúncia
A Equatorial Pará reforça que denúncias de ligações clandestinas podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800 091 01 96 ou no site www.equatorialenergia.com.br, na aba “Quero denunciar uma fraude”.

Fonte: Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/08/2025/17:25:40

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com