Operação resgata 32 quelônios e apreende mais de 5 mil metros de redes de pesca em Santarém

image_pdfimage_print

32 quelônios foram soltos na natureza após o flagrante, em Santarém — Foto: Semma/Divulgação

Flagrante foi feito nas regiões do Ituqui e Maicá, no rio Amazonas. Animais foram analisados e depois soltos na natureza.

Durante operação de combate à pesca predatória no rio Amazonas, em Santarém, no oeste do Pará, órgãos ambientais resgataram 32 quelônios e apreenderam mais de 5 mil metros de redes de pesca. A ação foi na sexta-feira (3).
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), os flagrantes ocorreram nas regiões do Ituqui e do Lago do Maicá, que têm ações intensificadas devido ao período do defeso de oito espécies de pescado.

“São locais de intensa pressão pesqueira, mas junto com as comunidades, que também são agentes fiscalizadores, recebemos as informações e seguimos até os locais para o flagrante”, informou o fiscal ambiental Arlen Lemos.

Os animais e o material de pesca foram encontrados com um homem, numa bajara. A espécie não está na lista do defeso, mas está entre as espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção e por isso não podem ser capturadas.

A Semma fez a autuação e o caso será encaminhado ao Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para a promoção da ação penal. Os quelônios foram soltos na região do Ituqui.

Período do defeso

O defeso é a paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies, tendo como motivação a reprodução e/ou recrutamento, bem como paralisações causadas por fenômenos naturais ou acidentes.

A proibição da pesca por conta do período de defeso é para as espécies:

Tambaqui – 01/Out a 31/Mar
Pirarucu – 01/Des a 31/Mai
Acari – 01/Dez a 30/Mar
Pirapitinga, Curimatá, Mapará, Aracu, Pacu, Jatuarana, Fura-Calça e Branquinha – 15/Nov a 15/Mar

Por g1 Santarém e Região — Pará

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: