Operadora nega que Starlink terá internet grátis no Brasil; entenda

(Foto: Ssi77/Shutterstock) – Conexão não chegou ao Brasil

Errata: ao contrário do que publicamos anteriormente, o serviço de internet da Starlink não está disponível para celulares no Brasil. Por ora, a conexão foi liberada apenas para clientes do serviço T-Mobile, nos Estados Unidos.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta sexta-feira (01) que a empresa de Elon Musk não tem autorização para oferecer este tipo de conexão no Brasil.

Serviço foi liberado apenas nos EUA

Desde quinta-feira (31), a Starlink liberou o acesso gratuito para celulares de clientes da operadora americana T-Mobile.

O serviço é chamado Direct to Cell, com promessa de conexão de alta velocidade em qualquer lugar, mesmo em áreas mais remotas. Inicialmente, é possível compartilhar localização, e enviar e receber mensagens de textos.

E no Brasil?

Ao contrário do que publicamos anteriormente, o acesso não foi liberado para celulares no Brasil. O Olhar Digital entrou em contato com as empresas envolvidas e com a Anatel para mais informações sobre o caso.

A tecnologia Direct to Cell (ou Direct to Device) pode representar um avanço significativo na cobertura de telefonia móvel. Reconhecendo esse potencial, a Agência tomou a iniciativa de promover um ambiente propício à experimentação dessa tecnologia, estabelecendo um Sandbox regulatório que favorece arranjos técnicos nesse sentido. Cabe ressaltar, contudo, que a prestação do serviço móvel no Brasil é regulamentada e requer a obtenção de outorga específica, bem como autorizações para uso das radiofrequências destinadas à modalidade celular. Até o presente momento, a Starlink não possui diretamente essas licenças necessárias.

 

Fonte: Logotipo Olhar Digital e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 01/08/2025/17:19:54

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com