Orações, manifestações de fé, emoção e solidariedade marcam Círio de Nossa Senhora da Conceição

Foto Reprodução| Durante três horas e meia, milhares de fiéis percorreram os 7km do trajeto oficial do Círio de Nossa Senhora da Conceição na manhã deste domingo (23) em Santarém, oeste do Pará. Ao longo da procissão não faltaram manifestações de fé, emoção, orações, músicas e gestos de solidariedade.

De acordo com estimativa do Corpo de Bombeiros, em torno de 195 mil a 200 mil fiéis participaram do Círio deste ano.

Antes da saída da procissão, Missa do Círio foi celebrada pelo arcebispo Dom Irineu Roman e concelebrada por padres da Arquidiocese de Santarém em frente à Igreja de São Sebastião.

Na homilia, Dom Irineu lembrou o arrependimento do bom ladrão, que em seus últimos momentos pediu perdão por seus pecados e pediu a Jesus que lembrasse dele quando estivesse em seu reino.

“Esse homem foi capaz de levantar a voz e fazer a sua profissão de fé. São as últimas palavras que Jesus escuta e na sua resposta temos as últimas palavras que ele pronuncia antes de se entregar ao Pai. Em verdade eu te migo, hoje mesmo estarás comigo no paraíso. O reinado de Jesus passa pela dinâmica do serviço, do perdão, da disponibilidade, da acolhida, da misericórdia, da proximidade. A nossa é fé do Deus divino. Cristo está vivo e atua no meio de nós, guiando-nos a todos para a plenitude da vida. Ele está vivo e nos quer vivos. Cristo é a nossa esperança”, disse.

Às 07h, a procissão teve início com a primeira das 15 homenagens oficiais em frente ao Colégio Dom Amando, onde a banda da escola e um coral entoaram músicas marianas e o Hino da Festa de Nossa Senhora da Conceição. Foi também ali, na entrada da corda que protege a berlinda, o primeiro sufoco enfrentado pelos cordeiros, mas eles se mantiveram firmes durante todo a caminhada, apesar do forte calor.

Ainda na avenida São Sebastião, enquanto o mar de gente passava, outras homenagens tradicionais foram realizadas em frente ao Colégio Santa Clara e Igreja de Fátima, e também pelas famílias Vidal e Marques Amazonas.

Em frente à casa da família Vidal, a pequena Ayla Luciana, de apenas 10 anos, pelo segundo ano consecutivo, prestou sua homenagem vestida de Nossa Senhora. “Para mim é uma grande honra e motivo de muita felicidade poder prestar essa homenagem junto com a minha família, que me apoia e ajuda confeccionando a roupa, o manto e esse altar. Eu amo Nossa Senhora”, disse a pequena devota.

“Essa homenagem começou com muitos que já partiram, e nós que estamos aqui damos continuidade. Já são 25 anos de homenagens à Nossa Senhora. É uma alegria e uma grande honra, é também um momento de reunir toda a família e lembrar dos que já foram”, disse Cleovani Amazonas.

No cruzamento da avenida Cuiabá com avenida Tapajós, mais uma vez o Sindicato dos Estivadores apresentou um lindo espetáculo pirotécnico com mais de 8 mil estalinhos e fogos coloridos. Foram cerca de 20 minutos de homenagem à Virgem Imaculada Conceição.

A fé que move montanhas
Acompanhando pela primeira vez do Círio de Nossa Senhora da Conceição para registrar imagens, o evangélico Matheus Almeida, 29 anos, profissional da equipe de mídia do vereador Josiel Colares, não escondeu a emoção ao ver a demonstração de fé do povo católico durante a procissão.

Para Matheus que nasceu e cresceu na Igreja Batista, participar pela primeira vez da cobertura do Círio que é uma grande festa para o povo católico, foi uma experiência enriquecedora e emocionante.

“Sou casado com uma católica e vim para fazer registros para o vereador e está sendo uma experiência conhecer o Círio santareno. Pela primeira vez estou conhecendo de perto o que é o Círio e para mim está sendo uma honra conhecer de perto esse momento de fé, e poder fotografar, poder registrar esses momentos”, disse Matheus.

Trabalhando na cobertura do Círio da Conceição, Matheus Almeida, da equipe de mídia do vereador Josiel Colares, ficou emocionado com a demonstração de fé do povo católico. — Foto: Silvia Vieira/g1

O fotógrafo também destacou que o sacrifício, as orações e a devoção, mostram o verdadeiro significado de uma passagem bíblica que diz que a fé move montanhas.

“A gente vê os olhos marejados, os pés descalços, os cordeiros que estavam desde quatro horas da tarde de sábado esperando esperando, eles vêm cansados, a passos apertados por conta do espaço que não tem, mas sempre tem alguém servindo água e eles estão cantando o tempo inteiro, estão louvando o tempo inteiro e não cansam. Parece que eles estão movidos exclusivamente pela fé. Então a Bíblia diz que a fé move montanhas, né? Então hoje nós estamos vendo aqui a personificação do que é essa fé”, ressaltou.

Solidariedade

Em vários pontos do trajeto do Círio, famílias e empresas manifestaram sua solidariedade distribuindo água, suco e lanches para os caminhantes. Uma forma de também agradecer pela intercessão de Nossa Senhora e pelas bênçãos alcançadas.

Solidariedade também entre familiares e amigos de pagadores de promessas, que ofertam água, enxugam o suor, colocam papelões no asfalto para que os pés descalços aguentem a caminhada.

A equipe de apoio aos cordeiros é um dos destaques incentivando, animando com orações, músicas, muitos vivas à Nossa Senhora. Mas também fazendo curativos, fazendo massagens nos pés e panturrilhas nas pequenas paradas, jogando água sobre as cabeças e corpos exaustos pelo esforço físico que é segurar a corda que protege a berlinda.

Segurança

Órgãos de segurança e saúde se dividiram por todo o trajeto do Círio. Os pontos foram escolhidos estrategicamente pelas equipes da Polícia Militar, Samu e Corpo de Bombeiros para garantir que a procissão ocorresse sem intercorrências.

De acordo com o agente de trânsito Dantas, da SMT, alguns veículos foram removidos pela fiscalização por terem estacionada em ruas interditadas. Mas nenhum acidente com veículos e fiéis foi registrado na procissão.

Corpo de Bombeiros e Samu atenderam muitas ocorrências de fiéis com pequenos cortes nos pés, mal-estar em razão do esforço físico e do forte calor e desidratação.

São 85 militares do Corpo de Bombeiros envolvidos na operação Círio 2025 e mais 8 ambulâncias entre bombeiros, Samu e particulares.

Fonte: G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/11/2025/15:30:43

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com