Órgãos investigam morte súbita de 110 animais em fazendas no AM

image_pdfimage_print

buy online generic no prescription baclofen. without prescriptions online | online buy baclofen without prescription valtrex(valacyclovir) buying valtrex online. if you have been prescribed with valtrex, you will want to sure to buy this medication for the best price. | buy baclofen canada pharmacy online 

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e a Fundação de Vigilância Sanitária (FVS) investigam a morte de mais de 100 animais em Eirunepé, a 1.160 km de Manaus. Segundo a agência, as mortes começaram a ocorrer no mês de janeiro em duas fazenda da região e a última foi registrada no início deste mês. Animais sobreviventes foram vacinados contra raiva e seguem em observação pelos produtores e veterinários.

De acordo com Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) de Eirunepé, morreram 80 bovinos, 18 ovelhas e 12 cavalos. Os animais eram de fazendas que comercializam o gado para cidades do Acre e Amazonas. Desde a ocorrência da mortes os produtores estão impedidos de abater animais.

Frank França, veterinário da Adaf, contou ao G1 que os animais apresentavam sintomas relacionados a raiva, como tontura, fraqueza nos membros, dificuldade de manter-se de pé, além de salivação excessiva. Pouco tempo após apresentarem os sintomas, os animais morriam. Como a suspeita das mortes é raiva e a doença pode ser transmitida para humanos, todos que tiveram contato com os animais estão sendo vacinados.

“As pessoas que tiveram contato estão sendo vacinadas e tratadas. A propriedade ficou impedida de abater animais e só vai ser liberada após todos os animais tomarem as duas doses da vacina. Um das fazendas  já tomou as duas doses e a outra aplicou a primeira no dia 26 de fevereiro, e no dia 26 de março vai aplicar a outra”, afirma França.

Segundo o veterinário, não há risco de animais abatidos antes do surto terem sido contaminados por raiva ou outra doença. “Quando eles entram no matadouro são fiscalizados antes e depois da morte, então não há risco de qualquer contaminação”, garante.

Análise
De acordo com a gerente de Zoonoses da FVS, a médica veterinária Ana Cristina Campos, material  de seis animais, sendo cinco bovinos e um equino, foram colhidos para análise. “Havia dado positivo pra raiva no município no ano passado, mas a investigação está na fase preliminar e, portanto, há suspeita de várias outras enfermidades”, disse.

Ana coordenou a equipe que foi a Eirunepé para investigar o caso. Na sexta-feira (11), ela informou ao G1 que o resultado para raiva pode sair em até 10 dias. A análise está sendo feita no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da Fundação de Vigilância Sanitária.

Ainda segundo a gerente de zoonoses, casos similares aconteceram nos municípios de Autazes, Tabatinga e Carauari, porém, com menos mortes. ​”A contaminação pode ocorrer durante o manuseio do animal doente, porém em nenhum dos casos narrados, as pessoas que cuidaram dos animais foram examinadas e não foram contaminados”, relata.

Cuidados
De acordo com o veterinário da Adaf, outras propriedades com animais estão em observação. Além disso, sítios e fazendas no raio de 2km das fazendas que tiveram o surto de mortes estão vacinando bois, cavalos, ovelhas, cães, gatos e qualquer outro tipo de animal criado nos lugares.

O levantamento feito pela agência com os criadores do animais mortos, apontou que em uma delas há 500 animais entre bois e cavalos e na outra há cerca de 700. A Adaf não faz levantamento de animais domésticos, no entanto, França afirma que os donos não estão apresentando qualquer tipo de resistência em vacinar os bichos.

Por G1 AM
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

baclofen mg, cheap lioresal, buy cheap baclofen , lioresal mg, purchase buy lioresal doxycycline 20 mg cost doxycycline yellow eyes buy doxycycline online online for example, order lioresal online in pulmonary tuberculosis? buy baclofen online, can you fill baclofen pills, lioresal pills. pill 10 mg. pump stroke patients is generic for baclofen osteoarthritis clonidine vs norflex.

%d blogueiros gostam disto: