Papa Leão XIV reafirma que Jesus é o único Salvador e orienta fiéis sobre veneração a Maria
Foto: Reprodução | O Vaticano encerra décadas de debate teológico e reafirma que só Jesus redimiu a humanidade, ao rejeitar o título de “corredentora” para Maria.
Jesus pode ter ouvido palavras de sabedoria de sua mãe, Maria, mas ela não o ajudou a salvar o mundo da danação, disse o Vaticano nesta terça-feira (4).
Em um novo decreto aprovado pelo Papa Leão XIV, o principal órgão doutrinário do Vaticano instruiu os 1,4 bilhão de católicos do mundo a não se referirem a Maria como a “corredentora” do mundo.
Só Jesus salvou o mundo, afirma a nova instrução, resolvendo um debate interno que intrigava figuras importantes da Igreja há décadas e chegou a provocar raras divergências públicas entre papas recentes.
“Não seria apropriado usar o título ‘corredentora’”, diz o texto. “Esse título pode criar confusão e desequilíbrio na harmonia das verdades da fé cristã.”
Os católicos acreditam que Jesus redimiu a humanidade por meio de sua crucificação e morte. Contudo, estudiosos da Igreja debatem há séculos se Maria — a quem os católicos e muitos cristãos chamam de Mãe de Deus — teria ajudado Jesus a salvar o mundo.
O falecido Papa Francisco opôs-se veementemente à atribuição do título de “corredentora” a Maria, chegando a chamar a ideia de “loucura”.
“Ela nunca quis tirar nada do Filho para si”, disse Francisco, que faleceu em abril de 2025.
O antecessor de Francisco, Bento XVI, também se opôs ao título. Já seu antecessor, João Paulo II, chegou a apoiá-lo, mas deixou de usá-lo publicamente em meados da década de 1990, depois que o Escritório para a Doutrina da Fé começou a expressar ceticismo.
A nova instrução do Vaticano destacou o papel de Maria como intermediária entre Deus e a humanidade. Ao dar à luz Jesus, ela “abriu as portas da Redenção que toda a humanidade aguardava”, afirmou o texto.
Segundo a Bíblia, a resposta de Maria ao anjo que lhe anunciou a gravidez foi:
“Que assim seja.”
Fonte: G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/11/2025/09:20:04
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com